Iniciativa da Veolia e da OEI promove conscientização sobre recursos energéticos renováveis em concurso entre estudantes de escolas públicas
De acordo com o Barômetro da Transformação Ecológica, pesquisa recente elaborada pela Veolia em parceria com a Elabe, empresa francesa de pesquisa e consultoria, o Brasil é o país com nível de insegurança ecológica e climática mais alto entre os 26 participantes da amostra.
Os dados apontam que mais da metade dos entrevistados (57%) não conseguem imaginar um mundo pós-carbono. Atualmente, 25% dos brasileiros duvidam da capacidade da humanidade de controlar a mudança climática e reduzir a poluição, enquanto 11% estão convencidos de que é tarde demais para conter seus impactos.
Isso reforça que a implementação precisa ser acelerada e apoiada pelos setores públicos e privados, com foco em transformar as formas atuais de produção e consumo para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e regenerar os recursos naturais.
“O Barômetro da Transformação Ecológica surge para tornar o debate público, entender quais são os desafios e ouvir populações de todo o mundo sobre o desejo de agir e aceitar as novas possibilidades para um futuro mais sustentável”, disse Lina Del Castillo, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia Brasil – empresa de soluções ambientais para cidades e indústrias.
Por meio de diversas iniciativas focadas em transformação ecológica, a Veolia lidera a pauta em busca de contribuir com as mudanças que o planeta precisa. Uma delas é o programa de educação ambiental Ao Redor da Ibero-América. Organizado pela Veolia em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), o programa, em sua 11ª edição, tem como tema Explorando o Poder da Energia.
Energia renovável em pauta nesta 11ª edição
O tema escolhido para a edição deste ano do programa trata da importância do uso de recursos energéticos renováveis. A iniciativa acontece por meio de conteúdos educativos de conscientização ambiental voltados a estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental da rede pública, em oito países da América Latina, e promove desafios entre os participantes na fase de encerramento.
“A situação global atual requer urgentemente a transformação ecológica para promover um desenvolvimento sustentável que permita satisfazer as necessidades de crescimento, sem comprometer a capacidade de atender as gerações futuras”, alertou Lina Del Castillo.
Estão participando instituições de ensino do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Panamá e México – países em que a Veolia atua. No Brasil, estão inscritas 100 escolas municipais de 18 cidades, situadas entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Alagoas. São mais de 6 mil alunos beneficiados no país com o programa que visa a despertar nos estudantes o interesse pela transformação ecológica e o cuidado com o meio ambiente.
Cidades brasileiras participantes, por estado:
- Santa Catarina: Antônio Carlos; Balneário Piçarras; Barra Velha; Biguaçu; Blumenau; Bombinhas; Governador Celso Ramos; Navegantes; Palhoça; Penha e São Francisco do Sul.
- Paraná: Antonina.
- São Paulo: Araçariguama; Araçoiaba da Serra; Iperó e Sorocaba.
- Goiás: Nerópolis.
- Alagoas: Marechal Deodoro
“O programa Ao Redor da Ibero-América propõe-se a debater o assunto desde a infância, por meio de conteúdos educativos de conscientização ambiental, estimulando as crianças a compreender a grandiosidade desse movimento, tornando-as agentes de mudança. Para este ano, nos propomos a falar sobre transição energética, explicando a sua relevância para a sobrevivência do planeta”, resumiu a executiva.
Como acontece o programa de educação ambiental
Durante oito semanas, os professores trabalharão informações sobre questões ambientais, por meio de oficinas e conteúdos didáticos, propondo aos alunos pesquisas sobre energias renováveis. O objetivo é levar os estudantes à reflexão dos temas, atividades e criações de seus próprios projetos.
Ao final deste período, será lançado um concurso, em que cada estudante, de forma individual, deverá produzir um curta-metragem, de até cinco minutos, com o tema: “Energias renováveis e sua importância para proteger nosso planeta”. O vídeo deverá explicar de forma criativa como otimizar o uso destas fontes para cuidar do meio ambiente.
Os trabalhos serão avaliados nos âmbitos municipal e nacional. O primeiro colocado de cada município concorrerá a nível Brasil. O grande campeão nacional ganhará uma viagem internacional para a Argentina, acompanhado por responsáveis e por representante da Veolia, onde encontrará com os vencedores de outros países.
O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos.