Skip to main content

A Vitru Educação vem investindo em projetos com uso de IA para enriquecer a experiência acadêmica dos estudantes e otimizar processos pedagógicos e de gestão

A Vitru Educação, líder em educação a distância no Brasil, se destaca no setor educacional com a implantação de projetos de Inteligência Artificial. Para enriquecer a jornada acadêmica e garantir ainda mais qualidade no ciclo de aprendizagem, foi criada a SofIA, uma assistente virtual que atende os estudantes de forma personalizada, acolhedora e inovadora. A nova tecnologia roda em um projeto-piloto para cinco cursos da instituição, impactando inicialmente cerca de 8 mil alunos.

A assistente virtual não se limita a responder perguntas de forma mecânica. Por meio da convergência entre tecnologia e educação, a SofIA incentiva e engaja a busca por informações objetivas e necessárias, gerando o melhor aproveitamento dos conteúdos e incentivando os estudos.

“É crucial esclarecer que a SofIA é uma ferramenta de apoio, uma aliada inovadora que trabalha em harmonia com o corpo docente. O objetivo não é substituir a interação humana, mas sim potencializá-la, oferecendo um recurso que auxilia os estudantes na busca por informações relevantes de maneira eficiente e interativa”, disse Janes Tomelin, VP Acadêmico da Vitru.

Como diferencial, a assistente ganha destaque pela sua abordagem pedagógica exclusiva, já que atua com base em uma metodologia de aprendizagem própria, desenvolvida pelo time Acadêmico da Vitru. Com esse horizonte adaptativo e colaborativo, Alessandra Lima, diretora de Inovação Vitru, explicou como essa articulação promove a exploração responsável e aprimorada do uso de IA em um ambiente de aprendizado.

“É uma fase importante para a Vitru. Mapeamos a jornada do nosso negócio, identificamos as oportunidades com alto potencial transformacional, tais como, gestão de leads, experiências de personalização da aprendizagem, geração de conteúdos e carreira. A ideia é oferecer a melhor jornada educacional para os alunos.”

Atendimento ao aluno com IA otimiza processos

O projeto de assistente virtual do estudante tem como objetivo realizar atendimentos administrativos oferecendo respostas assertivas e personalizadas aos alunos, analisando de forma inteligente cada situação demandada ao atendimento, ao longo de sua jornada como aluno. O projeto foi meticulosamente concebido com base em quatro premissas essenciais:

Conscientização prévia: Os alunos são informados de que o atendimento pode ser conduzido por uma automatização com inteligência artificial.

Opção de intervenção humana: Os alunos têm a possibilidade de transferir o atendimento para um consultor humano a qualquer momento.

Respostas personalizadas: Cada resposta é formulada após uma pesquisa na base de dados do aluno, garantindo contextualização e personalização.

Garantia de qualidade: Todos os atendimentos realizados pela I.A. devem alcançar ou superar a média histórica de satisfação dos atendimentos humanos.

“Um dos principais desafios da Vitru, que tem quase 1 milhão de alunos, somente na modalidade EAD, é a personalização do atendimento para uma demanda cada vez maior, além da diversificação de temas. A Vitru, ciente desse cenário, procurou uma solução que abrangesse as mais recentes tecnologias de IA, mantendo sempre o respeito e a personalização no atendimento ao estudante”, disse Chrystiano Costa Mincoff, diretor de Centro de Serviços Compartilhados para os Alunos.

Durante um período experimental, aproximadamente 10% dos temas de atendimento administrativo foram conduzidos pela IA. Mais de 60% desses atendimentos alcançaram altos níveis de satisfação por parte dos alunos. Os benefícios dessa inovação foram notáveis. Os alunos ganham acesso a um atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com precisão e assertividade garantidas. E os colaboradores podem concentrar seus esforços em um atendimento de segundo nível mais eficaz, enquanto parte deles contribui para a curadoria do atendimento via IA.

A partir de 2025, a expectativa é que a inteligência artificial esteja disponível para conduzir todos os atendimentos de primeiro nível, sempre respeitando as preferências dos estudantes. Com essa iniciativa, a Vitru reafirma seu compromisso em proporcionar uma experiência acadêmica excepcional, moldada pelo cuidado com cada aluno e o uso das mais diversas tecnologias.

Uso responsável da Inteligência Artificial

Em um movimento pioneiro no cenário educacional, a Vitru Educação anunciou oficialmente a criação de um manifesto que estabelece princípios claros para o uso ético e responsável da inteligência artificial na educação. O manifesto, uma declaração pública de intenções, reflete o compromisso da instituição em guiar a transformação digital no ensino, considerando valores fundamentais como inclusão, diversidade, proteção da privacidade e segurança da informação, equidade e respeito pela autonomia dos estudantes.

A elaboração do manifesto abriu espaço para uma consulta pública a todos os colaboradores. Este processo colaborativo permitiu que os atores educacionais contribuíssem com perspectivas valiosas e insights sobre como a IA pode ser integrada de maneira ética e benéfica para a experiência de aprendizagem.

Ao assumir a liderança nesse esforço, a Vitru Educação enfatiza seu papel como líder no setor educacional, encorajando outras instituições a seguir o exemplo. O manifesto destaca a importância de orientar a transformação promovida pela IA na educação, explorando seu potencial para enriquecer a experiência de aprendizagem e preparar os estudantes para um mundo cada vez mais interconectado e tecnológico.

Cultura organizacional com foco na inovação

Após um processo de imersão coletivo e colaborativo com nove meses de duração, a companhia anunciou uma cultura que promove a ética, foco no estudante, valorização das pessoas, qualidade acadêmica, sustentabilidade e inovação no setor. O ponto de partida para essa integração foi a conversa com os mais de 10 mil colaboradores.

“Na Vitru, a gente acorda toda manhã com o mesmo propósito: viabilizar futuros para que as pessoas possam realizar os seus sonhos por meio do aprender. Mantendo vivos os nossos princípios e com a essência das marcas que nos formaram, chegamos ao “Jeito Vitru” de ser e fazer, com foco no fortalecimento da identidade corporativa e na inovação”, disse Waleska Cunha, VP de Gente & Cultura.

Por meio do diálogo, a Vitru conseguiu identificar os diferentes valores e comportamentos para seguir a estruturação de um DNA forte, tendo a área de Gente & Cultura como protagonista na construção e na disseminação desse momento. “Fizemos um alinhamento e o que encontramos foi uma mínima entropia cultural. As marcas eram mais parecidas do que imaginávamos, então este processo foi um emergir da cultura das marcas (Uniasselvi e Unicesumar), foi um processo lindo”, explicou Waleska.

Segundo dados da pesquisa global da consultoria PWC, 66% das empresas acreditam que a cultura organizacional é tão importante quanto as estratégias e o modelo operacional da empresa. O projeto teve desafios que fazem parte de qualquer processo de mudança. Para alinhar os detalhes, a companhia fez uma construção bem customizada e colaborativa para cada área.

“Reescrevemos o nosso propósito de forma mais contemporânea e que reflete nosso momento. Fizemos um trabalho de quebra de paradigmas, para que as pessoas criassem um ambiente único, colocando seus pontos de vista e pensando no bem estar geral”, disse Waleska Cunha.

Compartilhe: