Inscrições gratuitas para a 2ª edição do Desafio Liga Jovem do Sebrae vão até o dia 7 de junho. Podem participar alunos do ensino fundamental ao superior
O Desafio Liga Jovem, uma das maiores competições de empreendedorismo tecnológico do país, ainda recebe inscrições. A iniciativa propõe que os estudantes apresentem projetos com soluções inovadoras para problemas reais das suas escolas ou comunidades. Esta segunda edição já alcançou 20 mil participantes de todo o país – número quatro vezes superior aos 5 mil participantes registrados em 2023.
“O desafio estimula os jovens a serem agentes transformadores de suas próprias realidades, e esse é o principal pilar da educação empreendedora. Fazer com que o estudante desenvolva competências essenciais e se torne protagonista da sua vida e da sua carreira”, destacou a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.
As inscrições devem ser efetuadas até o dia 7 de junho. A inscrição é realizada por um integrante ou pelo professor, que deve convidar os outros membros. Podem participar jovens do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), Médio (qualquer ano), Superior (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) e Profissionalizante (qualquer ano), sendo as duas últimas categorias inéditas no desafio.
Os interessados devem se reunir em equipes formadas por dois a cinco integrantes, sempre com o apoio de um professor orientador. O professor orientador pode coordenar quantas equipes desejar e elas podem ser de categorias diferentes. Confira o regulamento completo neste link.
Como será a dinâmica do Desafio Liga Jovem do Sebrae
O Desafio Liga Jovem é uma realização do Sebrae por meio do Instituto Ideias do Futuro. Nesta edição, a novidade é a realização de etapas estaduais e regionais, com previsão para acontecer entre agosto e setembro. Até lá as equipes participantes percorrem uma maratona de conteúdo sobre inovação, tecnologia e metodologias ativas para aprimorarem suas competências empreendedoras e o desenvolvimento dos projetos.
Ao longo desse processo, serão promovidas atividades presenciais e online, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria aliadas a conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. O objetivo é que essa formação apoie a criação de soluções para problemas enfrentados por escolas e/ou comunidades em que os estudantes estão inseridos, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias.
Calendário da competição:
- Esquenta nas redes – até junho
- Virada Empreendedora – 7 a 9 de junho
- Estadual – agosto
- Regional – setembro e outubro
- Nacional – dezembro
Destaque nacional – Todos os integrantes das equipes receberão certificado de participação. Ao final, os melhores projetos serão premiados na etapa nacional na qual os representantes de cada região viajarão para uma das capitais tecnológicas do país com despesas pagas para participar de eventos, visitas e experiências exclusivas.
Como premiação, também está prevista a participação em missão internacional no ano que vem. Além disso, o Desafio contempla a entrega de smartphone, notebooks e vouchers de compra para os integrantes dos grupos vencedores em cada uma das etapas.