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Ferramentas lúdicas, como a gamificação na educação, ajudam na assimilação do conhecimento e são grandes aliadas no reforço escolar

As soluções tecnológicas estão cada vez mais integradas na sociedade. Na educação, também se encontram mais presentes em sala de aula. As plataformas colaborativas, como as que simulam jogos, são um exemplo de tecnologias que auxiliam na assimilação do conhecimento e podem ser usadas para recuperar a defasagem educacional causada pela pandemia.

Segundo um estudo divulgado no ano passado pelo Instituto Educbank, o reforço escolar é o principal desafio apontado pelos professores. Mais de dois terços dos respondentes viram na tecnologia uma aliada para recuperar os conteúdos. Uma das ferramentas disponíveis para os educadores nessa empreitada é a gamificação.

A gamificação adapta conceitos do universo de games para o conteúdo trabalhado em sala de aula. Isso acaba propondo aos estudantes desafios e tarefas enquanto estão cumprindo fases e resgatando pontos à medida que o conhecimento é absorvido.

“A gamificação é uma das metodologias ativas que permitem que o aluno seja o protagonista do processo de aprendizagem, tornando o professor um mediador na construção do conhecimento. É uma ferramenta lúdica em que os conceitos teóricos são aplicados na prática, dentro de um universo já conhecido das crianças e adolescentes”, explicou Rodrigo Fonseca, especialista comercial da F10 Software.

Fonseca acredita que, apesar de ser mais comum entre crianças e adolescentes, a gamificação também pode ser aplicada em cursos de idiomas, de formação profissional e até no Ensino Superior. “Desenvolvemos uma plataforma de gamificação para as instituições de ensino que atendemos e muitas já estão aplicando os jogos nesses públicos”, afirmou o especialista.

Conheça as cinco principais vantagens de utilizar a gamificação na educação

A F10 Software é uma edtech que desenvolve soluções para o setor educacional na área de Tecnologia da Informação. Fundada há 20 anos, tem como objetivo se tornar um centro de excelência em soluções inovadoras na gestão escolar, contribuindo para a transformação digital e para o ecossistema de inovação do setor.

Com sede em Curitiba-PR, a empresa tem atuação nacional. Atende escolas e grupos educacionais em todo o Brasil por meio de seus softwares e aplicativos. Rodrigo Fonseca, destaca, a seguir, cinco vantagens de utilizar a gamificação no dia a dia.

O especialista lembra que assim como ocorre com outras tecnologias aplicadas à educação, a gamificação deve estar integrada ao planejamento de ensino do professor e ser usada como uma ferramenta a mais, sem deixar de lado a parte teórica.

  • Torna a aprendizagem mais atrativa

O processo ensino-aprendizagem nem sempre é algo divertido e com a gamificação os alunos são estimulados a cumprir as tarefas dentro de um ambiente virtual que faz parte do seu universo, de uma forma lúdica.

  • Melhora a assimilação de conhecimento

Com as metodologias ativas o aluno participa da construção do conhecimento e os jogos permitem a assimilação por meio de novos modelos de aprendizagem. As simulações permitem que o aluno pratique o que aprendeu em aula, de forma ativa.

  • Estimula a persistência

Os desafios propostos na gamificação geralmente são acompanhados de fases e missões que precisam ser cumpridas, seguindo uma trilha de conhecimento relacionada ao conteúdo teórico. Neste processo o aluno aprende a lidar com o limite de tempo de cada etapa e a buscar o resultado final do jogo.

  • Desenvolve habilidades socioemocionais

O uso de jogos em sala de aula melhora o foco do estudante e estimula o trabalho em equipe na solução de situações-problemas. Com isso, a gamificação desenvolve a capacidade analítica e de tomar decisões do aluno, para que ele possa evoluir dentro do jogo.

  • Feedback instantâneo

Com a Inteligência Artificial aplicada na gamificação é possível medir o desempenho e receber um feedback instantâneo. Assim, o aluno e o professor conseguem identificar em qual parte da trilha de conhecimento que o estudante está tendo mais dificuldade e retomar este assunto em sala de aula, personalizando o processo de ensino-aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

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