Skip to main content

Aplicativo do Eleva Educação, o EduPay já é usado em mais de 120 escolas de 12 estados brasileiros em 2021

O EduPay, plataforma digital do Eleva Educação para cobranças digitais, apoiou colégios na pandemia, em 2020, para reduzir em 98% a demora para pagamentos de mensalidade e ampliou em 40% a celeridade para gerenciamento de processos e rotina administrativa de secretarias. O aplicativo foi adquirido em setembro do ano passado, quando o grupo comprou uma das edtechs mais relevantes do país, a Agenda Edu.

Com uma base de três mil instituições de ensino, a edtech apoia familiares para que recebam comunicados, agendem horários para pegar seus filhos e comprem material didático. Em outubro de 2020, o Edupay passou a contar com um novo recurso: a cobrança recorrente.

“É uma solução que simplifica e automatiza as cobranças de mensalidades escolares e ajuda a escola a diminuir a inadimplência com o uso de lembretes e emails automáticos, além de gatilhos de cobrança dentro do próprio app”, disse Pedro Ventorini, coordenador da plataforma.

O aplicativo tem, entre diversas vantagens, a gratuidade (não tem custo de adesão ou mensalidade), já que está dentro da Agenda Edu, o pagamento via cartão com um click, automação de planos de mensalidade (a escola não precisa criar cobranças e atualizar todos os meses, além de programar descontos), bem como antecipação de recebíveis em dois dias (o colégio pode enviar cobranças em 12x no cartão e recebe o valor em dois dias úteis com taxas entre 3,79% e 9,89%).

Conheça a experiência de algumas escolas que usam o EduPay

Mais de 120 colégios que adotam o EduPay em 12 Estados em 2021, com destaque para São Paulo e Fortaleza. O Dom Bosco, localizado em Santo André (SP), implementou 100% da solução online para pagamentos de material didático em 2020, uma das maiores demandas da instituição. Com isso, reduziu a rotina administrativa — ainda tomada por processos manuais — da secretaria em 40%.

Rose Richter, coordenadora administrativa e financeira da escola, disse que as principais vantagens foram o acompanhamento das cobranças e notificações automáticas sobre prazos dos boletos.Também foi uma nova forma para tratar da inadimplência: “As negociações de débitos das mensalidades ocorrem por meio de crédito. Assim, os pais têm melhores condições de pagar o valor negociado em parcelas e sem juros”.

O Malba Tahan Kids, de Guarulhos (SP), aderiu ao envio de boletos dentro da plataforma. É possível visualizar, além do status da fatura, os pagamentos separados por unidades, turmas e grades. Com isso, o acompanhamento do fluxo de caixa consegue ser mais visual e assertivo. Os pais atrasavam as faturas, entre dois e três dias, mas as notificações com valores e prazos diminuíram a inadimplência em 98%.

O Maternità Educação Infantil, de Sorocaba (SP), recuperou 30% do tempo com processos de gestão financeira. Precisa atualmente de menos de 30 minutos para gerar as novas cobranças e conferir as pendências com o EduPay. “Antes de iniciar os pagamentos, fiz um teste com uma mãe que sempre tinha dificuldades em pagar o boleto e solicitava a segunda via. Ela fez o primeiro pagamento com o EduPay e nos deu um retorno positivo, dizendo que foi muito prático e adorou o novo meio de pagamento”, disse Thais de Souza, diretora da escola.

O Recanto do Saber, em Nova Iguaçu (RJ), reduziu em 83% o tempo dedicado à gestão de envio de cobranças. O processo paralisava o financeiro mensalmente por quase uma semana. O EduPay apoiou na construção do planejamento financeiro para 2021 em três dias.

Compartilhe: