O colunista Leo Libman traz informações sobre os benefícios da aprendizagem adaptativa e apresenta aos nossos leitores a Educacross, edtech cuja prioridade é a personalização do ensino
A tecnologia educacional é a pedra basilar para transformação completa da aprendizagem global, ultrapassando barreiras e criando oportunidades para todos em um mundo globalizado e mais democrático.
Ha séculos utilizamos apenas um professor em cada sala de aula e este cenário é especialmente desafiador em garantir que cada aluno receba a atenção necessária. O professor não consegue simultaneamente ajudar alunos com dificuldades e desafiar os que estão prosperando, porque estes docentes precisam constantemente garantir que toda a turma esteja ocupada.
O maior avanço que a tecnologia educacional pode oferecer ao futuro de nossa sociedade é a personalização do aprendizado.
Converter o fracassado método de ensino tradicional, ineficiente nos dias atuais, em aprendizagem adaptativa é o ponto de inflexão para uma mudança salutar para as futuras gerações. Através de inputs tecnológicos como inteligência artificial e gamificação aliado a uma análise de dados gerando valiosos outputs, nutriremos as necessidades individuais, potencializando uma jornada com a cadência e estilo moldada para cada aluno. O uso de tecnologia como inteligência artificial em prol de uma educação mais individualizada e menos massificada, será uma alavanca poderosa na aceleração do desenvolvimento de competências de cada aluno.
O objetivo central da aprendizagem adaptativa é otimizar o processo de aprendizagem, fornecendo aos alunos conteúdos e atividades mais relevantes e apropriados para o seu nível atual de conhecimentos e habilidades.
Nosso retrogrado modelo educacional one-size-fits-all está com os dias contados. Isso porque diversas pesquisas apontam que aulas customizadas por aluno são mais engajadoras e alcançam melhores resultados que as aulas tradicionais. Em outras palavras, um modelo de aprendizagem diferenciada tem maior probabilidade de atingir os estudantes do que o ambiente rígido e inflexível.
Imagine constatarmos que, tanto no ambiente corporativo quanto educacional, temos à disposição uma atuante plataforma adaptativa que através de dados minerados seja possível diagnosticar as lacunas de conhecimento e habilidades subdesenvolvidas de cada pessoa para que possamos entregar uma aprendizagem personalizada, resultando em evolução significativa e individualizada.
Os benefícios da aprendizagem adaptativa são diversos, assim sendo vale a pena nos concentrarmos nos quesitos abaixo:
- Escalabilidade – As plataformas de aprendizagem adaptativas possuem a capacidade de atender com eficiência um grande volume de alunos sem sacrificar a qualidade da experiência de aprendizagem. Essa escalabilidade é particularmente valiosa em ambientes de ensino online, onde um grande número de alunos pode acessar simultaneamente atividades personalizadas. O processo educativo torna-se mais econômico, adaptável e acessível.
- Orientação à Dados – A famosa frase “sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião” escrita por W. Edwards Deming é altamente aplicável ao ecossistema educacional. Através do empoderamento de insight de dados, a instituição de ensino obtém uma compreensão profunda sobre o progresso individual e coletivo, explicitando áreas onde os alunos podem estar com dificuldades. Estas informações devem acompanhar uma intervenção direcionada para apoio imediato ao aluno. A aprendizagem adaptativa se beneficia dos dados para auxilio na tomada de decisões baseada em evidencias.
- Tempo – Tempo é o ativo mais valioso do ser humano, que pode ser otimizado entregando exatamente o que cada estudante necessita. Na aprendizagem adaptativa o uso eficiente do tempo é uma vantagem essencial. Logo a ferramenta adaptativa irá concentrar nos gaps ou áreas que os alunos precisam melhorar, maximizando a eficácia na aprendizagem.
- Engajamento – Ao adaptar e customizar o conteúdo, o ritmo e as atividades às necessidades e interesses de cada aluno, naturalmente o engajamento aumentará e constataremos maior envolvimento da turma. A matemática é simples. Quanto maior engajamento, mais motivados e participativos os alunos se tornam, a consequência é a maior probabilidade de perseverarem em busca do domínio sobre o tema ensinado.
Na vanguarda da aprendizagem adaptativa está a Educacross, uma edtech reconhecida no mercado educacional por catalisar essa transformação. Há uma década, a Educacross surgiu em resposta ao crescente desinteresse dos alunos, muitas vezes motivado pela desconexão entre o conteúdo escolar e suas realidades e interesses. Falar em protagonismo dos alunos é desafiador diante de métodos de ensino pouco flexíveis e materiais pouco estimulantes.
Com uma sólida experiência dos fundadores, Reginaldo Gotardo, doutor em Inteligência Artificial, e Erica Stamato, psicopedagoga com mais de 25 anos de atuação em sala de aula, a Educacross construiu uma solução inovadora. Inspirada pelo engajamento proporcionado pelos jogos (inclusive analógicos), a Educacross une ludicidade e inteligência de dados para implementar uma recomendação adaptativa em jogos digitais.
Desde sua fundação, a Educacross emprega tecnologia para oferecer uma educação personalizada, adaptando-se às necessidades e ritmos de cada aluno. Sua missão é transformar a educação no Brasil através de programas que promovem ludicidade, aprendizagem adaptativa e protagonismo infantil.
Um diferencial da Educacross é a personalização do ensino, fundamentada na Teoria do Flow (Flow Theory), criada pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, que destaca a importância da imersão para o aprendizado, uma experiência ou sensação plena de concentração que o indivíduo atinge ao focar em uma determinada atividade. Seus algoritmos analisam o desempenho dos alunos em tempo real, propondo desafios e conteúdo de acordo com a proficiência e o ritmo de cada um. Isso permite uma experiência educativa individualizada, que explora o potencial de cada aluno e estimula o engajamento contínuo, oferecendo uma aprendizagem que transcende o modelo tradicional.
“A Educacross revela um novo horizonte para a educação no Brasil, onde cada aluno é protagonista de sua própria jornada. Por meio da aprendizagem adaptativa, a plataforma transforma o processo educacional em uma experiência viva e personalizada, unindo ludicidade e tecnologia para inspirar uma geração mais engajada e apaixonada pelo saber”, afirma Leonardo Pontes, gerente de Projetos.
Mas atenção! A Educacross é mais que uma plataforma. Ela abarca programas que reúnem metodologias robustas afim de transformar a jornada educacional em um ambiente dinâmico e interativo. Inspirada pelo framework de gamificação Octalysis, de Yu-kai Chou_,_ incorpora elementos motivacionais que incentivam a autonomia, o progresso em objetivos pessoais e a conexão social. Os alunos participam ativamente, acumulando pontos e recompensas ao completar missões e desafios, promovendo não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o prazer em aprender.
Além disso, a Educacross apoia os professores com instrumentos que oferecem acompanhamento detalhado do progresso dos alunos. Planos de aula ajustados permitem intervenções rápidas e precisas, promovendo um aprendizado equilibrado e sustentável.
A plataforma também sustenta o desenvolvimento das primeiras fases da alfabetização. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a Educacross oferece o programa Expedição Aprendizagem, com lições que integram Matemática e Língua Portuguesa por meio de histórias, desafios, jogos digitais e gamificação, promovendo o desenvolvimento de habilidades fundamentais de leitura e compreensão.
“Na Educacross, a aprendizagem adaptativa é a resposta ao desafio do desengajamento educacional. O compromisso é coletivo: por meio da inovação pedagógica e do uso de tecnologia de ponta, busca-se transformar o ambiente escolar em um espaço mais motivador e significativo, ajudando a construir uma experiência de aprendizagem duradoura que prepara os alunos para os desafios do mundo contemporâneo”,’ conclui Mário Teodoro, da Coordenação de Marketing, Conteúdo e Novos Produtos.
O que a sua instituição educacional está esperando para iniciar a aprendizagem adaptativa promovendo uma maior participação nas atividades acadêmicas e sociais?
Para colaborar com as startups que desenvolvem tecnologias para a educação a se aproximarem cada vez mais das instituições de ensino, o educador21 está formando um “Cadastro de Edtechs”. Se você deseja ver a sua empresa abordada pela Coluna Edtechs, ou gostaria de enviar um pitch para a playlist Pitch – Educador21 do Canal do Educador21 no YouTube, responda a este formulário.
Faremos contato o quanto antes!