Skip to main content

Felipe Ferreira, CEO e cofundador da edtech Proesc, aponta como é possível aperfeiçoar o ambiente e a gestão das instituições de ensino no pós-pandemia

De acordo com um estudo da “Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico”, o suporte oferecido no ambiente escolar brasileiro é inadequado para a aprendizagem. Isso, somado ao déficit educacional causado pela pandemia – segundo a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, o desempenho escolar como um todo teve queda –, apresentando um dos piores índices na aprendizagem desde 2019.

As instituições de ensino brasileiras viram uma necessidade urgente de realizar ações para aprimorar o clima escolar e melhorar a qualidade do ensino, diante desse quadro.

“O ambiente de aprendizagem é tão importante quanto o estudo. A escola é um dos ambientes em que os estudantes passam mais tempo do seu dia. É nesse espaço que eles aprendem a viver e conviver socialmente. Precisamos melhorar o ambiente escolar e assim proporcionar uma educação de qualidade, onde os alunos exerçam seu direito de frequentar uma boa escola”, disse Felipe Ferreira, CEO e cofundador da Proesc, edtech amapaense que desenvolve soluções inovadoras de gestão para instituições de ensino.

O conceito é mais um trazido do mundo corporativo para o educacional. O clima organizacional é a percepção coletiva sobre o ambiente de trabalho. Essa percepção é formada por diversos fatores, como liderança, comunicação interna, condições de trabalho e cultura organizacional. Em resumo: é o sentimento geral da equipe em relação ao seu local de trabalho.

Clima organizacional x cultura organizacional: entenda a diferença?

O clima organizacional, um fator essencial para o sucesso das organizações. Embora relacionados, clima e cultura organizacional são conceitos distintos. A cultura organizacional refere-se aos valores, crenças e práticas que caracterizam a empresa. É a base que molda o comportamento e as atitudes dos colaboradores.

Já o clima organizacional é a percepção dos colaboradores sobre a cultura da empresa. É como eles se sentem no dia a dia, influenciando sua motivação e desempenho. Portanto, uma cultura forte e bem estabelecida pode melhorar significativamente o clima organizacional.

O clima organizacional é o termômetro de engajamento dos colaboradores e têm o poder de interferir em diversos fatores, desde ambiente de trabalho até resultados e atingimento de metas. Quando positivo, o clima organizacional gera bons resultados para a empresa. Quando negativo, afeta seu pilar mais importante: as pessoas. Isso gera queda na produtividade, baixo engajamento com os projetos e, em casos mais graves, reflete na relação entre clientes e fornecedores.

Aprenda a aprimorar o clima educacional em 4 passos

O clima escolar influencia a aprendizagem dos alunos em todos os aspectos da sua vida, logo, uma educação de qualidade deve focar em uma formação integral dos alunos. Por isso, a Proesc sempre está à frente no desenvolvimento de produtos que auxiliem essa integração e tornem a rotina escolar mais leve para todos com foco no ensino de qualidade.

O Censo Escolar da Educação Básica 2022 apontou que só no último ano havia 1,04 milhão de crianças e adolescentes fora da escola, mesmo a educação sendo obrigatória e essencial para a formação desses indivíduos.

“Por isso, é papel da escola, em parceria com a comunidade, tornar o ambiente escolar mais atrativo e integrado, de forma que retenha os alunos da instituição e ofereça uma educação de qualidade como merecem”, destacou Ferreira.

Atento ao cenário, o executivo listou as quatro ações principais para aprimorar o clima escolar, melhorar o desempenho dos alunos e integrar a escola

1 – Foque em ações para integrar escola e comunidade

Uma iniciativa da escola para melhorar o clima escolar é o incentivo à integração entre escola e comunidade. Isso ajuda o aluno a ter senso de cidadania e pode ser feito por meio de gincanas, atividades recreativas, eventos abertos ao público, etc.

Em meio a tantos casos que tomaram as manchetes dos jornais nos últimos meses, é imprescindível que as escolas tenham atividades que exercitem a integração entre alunos, promova a inclusão e torne o ambiente escolar um lugar agradável e seguro para todos que o frequentam.

2 – Invista em tecnologia

Na era da tecnologia, temos que pensar em maneiras de integrá-la ao ambiente escolar de forma benéfica. A escola pode criar um ambiente de interação entre escola e aluno, ou pais, tornando a comunicação transparente e incentivando o engajamento.

A tecnologia pode ser aplicada de diversas maneiras, como em jogos e uso de aplicativos. Além disso, plataformas de gestão escolar também fazem a diferença para criar ações, junto aos pais e alunos, para melhora do ambiente escolar. Através dela é possível acompanhar o desempenho dos alunos, manter uma comunicação próxima com os pais e tornar as aulas mais dinâmicas.

3 – Estimule a socialização

É preciso ter um ambiente saudável para todos, sendo necessário monitorar as ocorrências de bullying e exclusão de alunos.

A socialização é fundamental para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Essa é uma forma de ensinar os estudantes sobre valores, crenças e ideias diferentes, tornando o ambiente mais acolhedor para todos, desta forma, é possível conscientizar a todos, estudantes, professores e responsáveis, sobre respeito e ética.

4 – Mantenha uma comunicação próxima com os responsáveis

A participação dos responsáveis na vida dos estudantes faz toda a diferença no clima escolar. Assim, é possível acompanhar de perto a dinâmica doméstica das famílias e buscar soluções conjuntas em caso de problemas de desempenho. A realização de reuniões periódicas, por exemplo, é indispensável para ter um diálogo mais próximo com os responsáveis algumas vezes por ano.

Compartilhe: