Skip to main content

TikTok lança campanhas e Canal Futura realiza evento no seu canal do YouTube para marcar este Dia Internacional da Educação

Em Dakar, no Fórum Mundial de Educação, o tema das discussões para nortear o setor é “Recuperar e revitalizar a Educação para a geração da covid-19”. No Brasil, para o Dia Internacional da Educação, comemorado neste 28 de abril, vários eventos acontecem e campanhas sao lançadas.

A campanha #AgoraVocêSabe e o programa #AprendaNoTikTok reforçarão a produção de conteúdo educacional no aplicativo e darão apoio aos criadores de conteúdo educacional na plataforma. A iniciativa integra a estratégia de longo prazo para fortalecer o ecossistema desse tipo de conteúdo, tão popular no TikTok. 

A #AprendaNoTikTok já tem mais de 601 milhões de visualizações até o momento. Quando o assunto é educação, pode-se dizer que o TikTok se tornou um grande “hub” mundial de conteúdo. O app tem democratizado o aprendizado na comunidade digital, apoiando os usuários e fornecendo acesso a conteúdo de alta qualidade, com alcance de milhões de usuários ávidos em aprender.

“Atualmente, as pessoas recorrem ao TikTok não apenas para entretenimento, mas para aprender algo novo, adquirir uma nova habilidade, ou simplesmente se inspirar para fazer algo que nunca fizeram antes. Essa é uma tendência que o TikTok quer acelerar cada vez mais, tornando o ambiente de sua comunidade cada vez mais propício para a educação”, disse o gerente de Parcerias de Conteúdo do TikTok no Brasil, Ronaldo Marques.

Educação no TikTok

E com a campanha #AgoraVocêSabe, que termina em maio, o TikTok premiará os melhores criadores de conteúdo educacional — desde vídeo motivacional, conselhos de carreira e negócios, DIY, Ciências, fatos curiosos, entre outros. Para participar, os criadores devem produzir pelo menos cinco vídeos para inspirar a comunidade do TikTok até o fim da campanha, usando as hashtags #AgoraVocêSabe.

Outra novidade é o lançamento do #AprendaNoTikTok. Trata-se de um programa de aceleração que ajudará criadores a produzir conteúdos educacionais e se desenvolverem cada vez mais na plataforma. Até o fim do ano que vem, os produtores de conteúdo do TikTok terão oportunidade de serem incubados por dois meses e de participarem de workshops para aprenderem mais sobre a plataforma e se conectarem ainda mais com a incrível comunidade TikTok.

A partir do dia 1º de maio, os interessados poderão se inscrever procurando o termo #AprendaNoTikTok na busca do app e clicando na página que aparecerá com o nome de “Programa de Aceleração”.

Encontro online debate tendências da cultura digital e acesso à educação de qualidade

O escritor e professor universitário americano Henry Jenkins está entre as principais atrações do evento “Classes Abertas”. Promovido pela Fundação Roberto Marinho e mais de 200 parceiros, o encontro pretende reforçar o Movimento #Nem1PraTrás.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação celebra a data com uma série de atividades online. A iniciativa de promover o Dia da Educação tem como propósito enfrentar, apoiar e estimular as boas ações feitas Brasil afora, levando em conta as diferenças regionais, para que professores, alunos e famílias superem as dificuldades do período da forma mais eficiente possível.

Henry Jenkins, escritor americano e professor da University of Southern California, participará do debate “Educação e Mídias: o papel da escola, da comunidade e da cultura”, que será ao vivo, às 16h, dia 28 de abril, no YouTube do Canal Futura, com tradução simultânea.

O autor do livro “Cultura da Convergência”, da Editora Aleph — lançado há 15 anos e tão atual em tempos de conectividade que ganhará uma edição comemorativa no segundo semestre — estará acompanhado de Tessa Jolls, uma das pioneiras em educação midiática nos EUA e CEO do Center for Media Literacy (sediada na Califórnia) no painel. A apresentação ficará a cargo de Alexandre Sayad, pesquisador da PUC-SP que comanda a série Idade Mídia, no Futura.

Esta será a primeira ação da série de lives “Classes Abertas”, que reunirá educadores, profissionais do campo da comunicação, cultura digital e direitos, sempre no YouTube do Canal Futura. No dia 29, às 18h, o debate “Informação e narrativas”, terá como convidados Juan Mascardi (jornalista do canal de televisão Telefe Rosário), Natália Vianna (jornalista e diretora executiva da Agência Pública) e Lilian Bacich (da Tríade Educação). A mediação será do jornalista Antônio Gois, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Compartilhe: