Skip to main content

Gratuito, e-book Google for Education traz exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas, como o escape room

A equipe do Google for Education, juntamente com o Grupo de Educadores Google (GEG), lançou o e-book “A sala de aula híbrida na prática: estratégias, dicas e modelos”, para apresentar gratuitamente aos educadores como as ferramentas do Google Workspace for Education podem ser adotadas efetivamente nas práticas pedagógicas em sala de aula, de forma simples.

De acordo com Alessandro Leal, Head do Google for Education na América do Sul, o uso da tecnologia nas aulas se intensificou na pandemia de uma forma emergencial, mas o retorno para as aulas presenciais não significa que esse tipo de atividade deve acabar.

“Os aprendizados adquiridos durante o período remoto, quando as escolas estavam fechadas devido à Covid-19, podem ser propulsores de novas possibilidades, e somar à experiência de professores e alunos de forma poderosa, levando o processo de ensino e aprendizagem a um novo patamar: com mais engajamento e desenvolvimento de novas habilidades demandadas pela nova geração de alunos, que é muito ligada à tecnologia”, disse Alessandro Leal.

Por isso, pensando nos profissionais da educação que estão nesse processo de adaptação com o retorno do ensino presencial, a companhia criou o e-book de professor para professor, com diversas dicas para ajudar os educadores a desbravarem as infinitas possibilidades no uso das ferramentas do Google, aliando diversão e compromisso. Um dos exemplos é montar o jogo escape room (salas de fuga, em tradução livre) para atividades online e offline com o Formulário e Apresentações Google.

Para desenvolver a atividade, é necessário determinar o tema (como Machado de Assis, por exemplo) e depois pensar em perguntas para os alunos solucionarem. É possível até mesmo trocar as provas tradicionais pelo jogo, que tem a mesma função de testar o conhecimento dos alunos. Saiba mais sobre como desenvolver um escape room neste link do vídeo explicativo da professora Ana Laura Queiroz, líder do Grupo de Educadores do Google em Joinville.

Confira maneiras de formular atividades criativas com ferramentas tecnológicas

Aulas invertidas

Na aula invertida, o professor antecipa o conteúdo para que o estudante se aproprie, a partir de suas referências, do conteúdo que será trabalhado em sala de aula. Com isso, há uma valorização do conhecimento prévio do aluno. Na sala de aula, o educador busca aprofundar as dúvidas que surgirem.

A antecipação da aula pode ser feita a partir de vídeoaulas, filmes, textos, entre outros. Assim, o professor traz o conteúdo, amplia a discussão e cria condições para que os estudantes se familiarizem com os meios digitais.

 

Escolha a sua própria aventura

Fazer com que o estudante participe ativamente das aulas e tenha a possibilidade de escolher como quer aprender são os princípios da dinâmica “Escolha sua própria aventura.”

Além de usar o YouTube, o educador pode criar essas atividades utilizando o Apresentações Google (que dinamiza mais as cores, as imagens e os textos) ou até mesmo o Formulários Google (configurando a opção de ir para a seção com base na resposta).

 

Hyperdoc

Um hyperdoc é uma maneira de criar atividades digitais usando documentos, apresentações ou até mesmo planilhas digitais. É uma trilha de aprendizagem, com textos, imagens e links.

O diferencial do hyperdoc para os documentos comuns com hiperlinks é que a atividade já é feita diretamente no documento (ou slide, ou planilha). Outra vantagem é que ele pode ser um trabalho em grupo, no qual todos os estudantes colaboram simultaneamente, mesmo ocupando diferentes espaços físicos.

Os hyperdocs podem ser um excelente veículo para o ensino híbrido e devem ser criados para promover o engajamento dos alunos e conduzir investigação, reflexão, criação e colaboração.

Compartilhe: