Skip to main content

Educadoras do EdifyEducation, Marina Dalbem e Andreia Fernandes contam neste artigo o que viram na SXSW EDU 2024, e o que esperam ver na Bett Brasil 2024

Marina Dalbem* e Andreia Fernandes**

O South by Southwest, conhecido como SXSW, um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, realizado entre 8 e 16 de março em Austin, no Texas (EUA), dedicou um módulo especial à educação. O EdifyEducation, edtech carioca de ensino bilíngue presente em mais de 400 escolas públicas e privadas do Brasil, participou ativamente do evento como palestrante e também ouvinte das principais sessões sobre tendências educacionais.

Ao longo da história do EdifyEducation, muitas vezes fomos questionados sobre a diferença entre o ensino de inglês tradicional e um programa bilíngue inserido no currículo da escola. Dentro deste contexto, surgiu o Projeto Empatia, que já caminha para sua quarta edição e foi compartilhado com o mundo no SXSW EDU. O projeto foi pensado com o objetivo de reunir exatamente toda a potência do trabalho da língua inglesa com o desenvolvimento socioemocional dos nossos alunos.

No Empatia, apresentamos um problema crítico e atual para estimular a identificação dos estudantes com as pessoas que enfrentam a realidade de cada uma das questões abordadas. Isso move o aluno à ação, seja para conscientizar a comunidade que o cerca, seja para efetivamente mudar o contexto de um grupo ou da sociedade.

Apresentamos a edição de 2022, em que o olhar dos alunos para o problema da fome no Brasil permitiu a doação de 100 mil pratos de comida para o Ação Cidadania. No primeiro ano, 2021, o foco foi o contato dos nossos alunos com idosos residentes em lares de longa permanência no contexto de isolamento social pós-COVID. Em 2023, os estudantes usaram a Inteligência Artificial para conscientizar a comunidade escolar em relação ao aquecimento global, no ano mais quente da história.

Conectados às pautas do SXSW EDU, dentro da trilha Community Initiatives, conseguimos mostrar nossa capacidade de empoderar e conectar a comunidade ao redor da escola. Essa capacidade de realização por meio das escolas parceiras do EdifyEducation nos move e diferencia de todas as demais formas de aprender e ensinar inglês. Estas atividades permitem aos alunos conhecerem a realidade do Brasil e atuarem na mudança, trazendo sucesso e impacto ao projeto.

O compromisso do EdifyEducation com as escolas foi o de doar 10 pratos de comida para cada aluno engajado no projeto e, ao final da ação, 100 mil pratos foram entregues à ONG Ação Cidadania. Alunos, responsáveis, professores e escolas puderam deixar sua marca na vida de famílias.

Nosso objetivo em poder compartilhar esse projeto no SXSW EDU é poder tangibilizar, mais uma vez, a potência da Educação Bilíngue, que não se restringe apenas ao aprendizado da língua inglesa, mas à nossa capacidade de empoderar uma geração inteira a ampliar seu impacto não apenas local, mas globalmente, trazendo visibilidade para as questões sociais, econômicas e ambientais.

O que vimos por lá

Entre os principais temas abordados estão a importância da alfabetização digital dos docentes para acompanhar o pensar tecnológico de uma nova geração; o uso da IA, como facilitadora do processo pedagógico e desenvolvimento do pensamento crítico; a inovação proporcionada pela IA, que traduz libras, por exemplo, como elemento de inclusão; práticas de sustentabilidade para fortalecer as atividades discentes para um bem estar global; e um olhar crítico sobre a formação de uma nova geração bilíngue, que precisa de suporte para entender a diversidade presente em diferentes contextos e culturas.

Um dos destaques do evento foi a exposição a novas tecnologias e abordagens pedagógicas que nos fazem refletir sobre a forma como ensinamos e aprendemos. Da realidade virtual à inteligência artificial, de métodos de ensino personalizados a plataformas de aprendizagem online, o SXSW EDU proporcionou uma visão abrangente do potencial transformador dessas ferramentas no contexto educacional.

O que esperamos ver na Bett Brasil 2024

Observando a curadoria que foi feita pela equipe da Bett Brasil, já vemos que muitos temas serão trazidos para o maior evento de inovação e tecnologia para Educação da América Latina, que vai acontecer nos dias 23-26 de Abril, em São Paulo.

O uso da inteligência artificial aparece em diversas das pautas de discussão, em especial em alguns dos Workshops que tentam tangibilizar o uso em sala de aula. A pauta de IA ganhou destaque no primeiro dia de feira, e na palestra do Maurício Garcia, que hoje participa do Board da Inteli, faculdade de tecnologia na capital de São Paulo com abordagens bastante inovadoras, que acontece no dia 24, terça-feira.

O segundo tema recorrente em Austin, que nos aflige também por aqui, é a saúde mental dos professores e alunos, que surge em diversas palestras ao longo dos quatro dias. E gamificação também aparece em várias palestras como uma forma de engajar mais os alunos, seja online ou offline.

O que acaba sendo bastante diferente do que vimos no SXSW Edu é a realidade das escolas públicas brasileiras, que é foco das discussões do palco da Arena Educação Pública, que é aberto e gratuito e conta com algumas palestras focadas em acesso à tecnologia, como por exemplo no Projeto Starlink na Amazônia, desafios na implementação das políticas de alfabetização, investimento privado no setor público, entre outras.

*CO-CEO do EdifyEducation

**Coordenadora Acadêmica do EdifyEducation

Compartilhe: