Skip to main content

A formação continuada criada pela FTD  Educação e PUC-PR aborda o Novo Ensino Médio. Curso tem vagas limitadas. A expectativa é beneficiar 5 mil profissionais de educação de todo país

Professores, coordenadores e gestores em busca de cursos de preparação para os desafios e mudanças do Novo Ensino Médio — que deve ser implementado até o início do ano letivo de 2022 — já podem contar com um curso gratuito de formação continuada oferecido pela FTD Educação em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

A editora de 118 anos, referência nacional no mercado de livros didáticos, literatura e soluções educacionais, objetiva, com a iniciativa, oferecer apoio aos educadores para a mudança. Com o título “Novo Ensino Médio: do currículo à sala de aula, formando jovens protagonistas”, o curso é certificado pela PUC-PR, uma das melhores e mais respeitadas universidades do Brasil e da América Latina.

“O objetivo da FTD Educação é oferecer um aporte conceitual e prático para professores e gestores educacionais, com foco no fazer pedagógico voltado para atender à proposta do Novo Ensino Médio, tendo o jovem como protagonista do processo ensino-aprendizagem. O ano de 2021 é o momento das escolas e dos profissionais se planejarem para aplicar todas as mudanças previstas”, disse Sonia Furquim, gerente de desenvolvimento educacional das Redes Laicas da FTD Educação e uma das coordenadoras do curso, juntamente com Gabriela Palomo Capila de Melo (gerente de avaliação e formação de professores da FTD Educação) e Murilo Karasinski (coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades – PUC-PR).

O curso, na modalidade EAD, conta com uma trilha formativa para professores e outra para coordenadores e gestores. São cinco módulos cada, apresentados em 43 horas-aulas digitais síncronas (aula ao vivo pelo Youtube, com ingresso pela plataforma da PUC-PR) e assíncronas (aulas gravadas). As vagas são limitadas. A expectativa é impactar 5 mil profissionais de educação em todo país. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e podem ser efetuadas neste link.

As aulas acontecerão na plataforma digital da PUC-PR e são ministradas por professores da universidade e convidados. O curso terá duração de um semestre. A previsão de conclusão é para o fim de junho. Apenas quem tiver 75% de presença online receberá o certificado da universidade paranaense.

Curso será formado por uma sequência de trihas tmáticas

O início das aulas está marcado pera o dia 28 de janeiro, com a Aula Magna “Novo Ensino Médio: intencionalidade no planejamento por uma educação integradora”, ministrada pelo educador e escritor Mozart Neves e por Eduardo Deschamps, membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e do Conselho Nacional de Educação (CNE), que falarão sobre ensino híbrido e projetos integradores.

A cada mês será desenvolvido um módulo temático. Tanto a trilha formativa para professores quanto a dedicada aos gestores apresentam conceitos e práticas docentes e de gestão. As aulas abordarão tópicos como:

  • desenvolvimento do Projeto de Vida (obrigatório no Novo Ensino Médio)
  • como trabalhar as competências e as habilidades por área do conhecimento (conforme estabelece a BNCC-EM)
  • sistema de avaliação por competências e habilidades
  • construção e execução do “Plano de Aulas” e “Itinerários Formativos”

O curso abrange ainda dois importantes temas da atualidade: “Criatividade e pensamento crítico dentro de uma formação integral” e “Identidade docente e os desafios do Novo Ensino Médio”, entre outros.

Compartilhe: