Skip to main content

O podcast “Diversando” apresenta entrevistas de escritores, educadores e artistas contemporâneos, voltadas para o Novo Ensino Médio

Uma ótima notícia para os educadores que adoram um podcast: a FTD Educação — referência nacional no mercado de livros didáticos, literatura e soluções educacionais –, acaba de lançar seu próprio programa nos aplicativos de streaming de áudio. O podcast da FTD Educação é voltado para temas contemporâneos relacionados ao universo da arte, cultura e mundo digital.

O “Diversando” está disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast, e também na plataforma digital Iônica, da FTD Educação. Os episódios também trazem conteúdos ligados ao Novo Ensino Médio e relacionados aos Itinerários Formativos da área de Linguagens e suas Tecnologias.

“Inserido no contexto do Novo Ensino Médio, o Diversando nasce com o objetivo de ampliar o debate a respeito de temas importantes para o último segmento de ensino da Educação Básica. Também permite que o público em geral possa conhecer ainda mais o jeito FTD Educação de construir soluções educacionais: olhando para o futuro, com a linguagem que os estudantes e professores compreendem e com alto rigor conceitual”, disse Júlio Ibrahim, gerente de Conteúdo para os Anos Finais e Ensino Médio dos Sistemas de Ensino da FTD Educação.

Apresentado pelo escritor e editor de literatura da FTD Educação, Estevão Azevedo, o Diversando tem episódios semanais de 30 minutos e temporadas semestrais. “A ideia do podcast é quebrar barreiras e reunir pessoas de idades, origens e meios diferentes que estão pensando a arte, a cultura e o mundo digital nos dias de hoje, para verificar na prática como a diversidade favorece a criatividade e como a diversão contribui para o conhecimento”, resumiu o editor e apresentador Estevão Azevedo.

Confira quem são os primeiros convidados de ‘Diversando’

Pesquisa recente da Associação Brasileira de Podcasters mostra que o formato já está nos ouvidos de 34,6 milhões de pessoas no país, praticamente 8% da população. E o interesse pelos programas que permitem consumir informação e fazer, simultaneamente, outra atividade, só aumenta.

Voltado para o público interessado em arte e cultura, com destaque para temas da atualidade, o Diversando também conversa com estudantes e professores, já que tem como proposta relacionar temas de literatura da editora a conteúdos do Novo Ensino Médio, de maneira abrangente, com linguagem ágil e coloquial.

O podcast dialoga com os três primeiros volumes dos Itinerários Formativos da área de Linguagens e suas Tecnologias, da nova coleção da FTD Educação para o Ensino Médio. O Volume 1 trata de Cinema, Música e Teatro, temas que inspiraram os três primeiros episódios do podcast. O Volume 2 aborda a Interpretação de Texto e o 3, Redes Sociais. Os temas também inspiraram episódios do Diversando.

Em sua primeira temporada, o podcast Diversando, que terá nove episódios, traz convidados especiais, como a slammer Thalita de Freitas e o escritor Tino Freitas. A dupla deba, no episódio “Poesia no livro, poesia na rua”, assuntos como a voz das ruas e a democratização da arte.

Para o episódio 2 (Atrás das câmeras, no fundo do palco, longe dos microfones), que discute os bastidores do trabalho artístico, os convidados são o ator e dramaturgo Fernando Paz e o jovem cantor Ph Silva.

Já a escritora Luisa Geisler, vencedora de prêmios como Sesc de Literatura, Açorianos e APCA de Literatura; e o artista e cartunista Raphael Salimena comentam de que forma o meio digital afeta a vida de quem lida com texto e ilustração, no episódio Caiu na rede é texto.

Compartilhe: