Skip to main content

Entre os dias 12 a 16 de abril, o GEduc 2021 Online trará para debate os assuntos mais importantes da nova era da educação — participe!

Sonia Simões Colombo*

O processo educacional tem rompido mitos enraizados que foram preservados por muito tempo como paradigmas a serem seguidos pelos educadores. O espaço da sala de aula também tem superado as barreiras físicas que lhe eram impostas anteriormente. Todas estas transformações vêm sendo
acompanhadas de muita angústia e ansiedade pelo receio do novo e do medo sobre o que ainda está por vir.

A Organização das Nações Unidas aponta que estamos diante de um caminho sem precedente, com uma oportunidade geracional de repensar, redesenhar e praticar de forma totalmente diferente a maneira como estudamos e aprendemos.

Estamos mergulhados em um novo tempo — A Nova Era da Educação! O avanço imposto pela pandemia do novo coronavírus exige, por parte de todos os atores que atuam em educação, uma nova atenção a estes cenário de rápidas mudanças, mergulhado em tecnologias e metodologias nunca
praticadas anteriormente.

O GEduc 2021 — maior congresso de gestão educacional brasileiro –, sempre antenado com as tendências e estudos que estão sendo realizados ao redor do mundo, traz as grandes novidades para o setor, debatendo, em primeira mão, o que está por vir.

Nesta edição online, que acontecerá entre 12 a 16 de abril, o tema central do encontro de líderes educacionais será “A Nova Era da Educação e da Gestão Exponencial”.

O desenvolvimento da tecnologia tem propiciado que muitas empresas, inclusive, as instituições de ensino, incorporem propósitos disruptivos, mudando a forma de atuação e seus métodos de gestão, com oportunidades para crescerem e se diferenciarem, tornando-se, assim, organizações
exponenciais.

O GEduc debaterá, em vários momentos, as possibilidades para as instituições educacionais se tornarem inovadoras e exponenciais. Serão 63 palestrantes que irão contribuir por meio de seus conhecimentos e práticas. Para ilustrar, destaco alguns:

Fernando Valenzuela – educador do México que falará sobre “O impacto irreversível da transformação educacional: o que está por vir?” Ele entende que entramos em uma era na qual a tecnologia, a neurociência e a ciência da aprendizagem podem ser combinadas para turbinar o processo de construção de conhecimentos. Cada indivíduo pode receber uma educação personalizada
com intervenções de ensino destinadas a potencializar a forma como nossos cérebros aprendem.
Daniel Fuverki Hey – trará uma grande novidade com o tema – “Professor em holograma: a sala de aula do futuro”. Ele acredita que o processo holográfico combinado com estratégias de aprendizagem pode contribuir para a melhoria da educação, pois uma tecnologia com potencial de aproximar não permite somente conectividade de informações, mas também conexão entre as pessoas.

Em um congresso de gestão não poderíamos deixar de trazer conteúdos relacionados à liderança e marketing. Para tanto, como exemplo, podemos citar os palestrantes:

Eduardo Carmello – na palestra “O líder como design thinker” trará a relevância da heutagogia, que é um aprendizado autodirigido com a singularização do ensino. Ele acredita que os grandes líderes e players do segmento educacional devem refletir sobre o que estão fazendo para ajudar os alunos a serem heutagógicos e a conseguir interpretar melhor como eles aprendem.
Romeo Deon Busarello – abordará o “Marketing exponencial em ação”, destacando que as organizações necessitam contar com uma equipe de marketing que conheça profundamente as competências digitais. Isso porque, ele afirma que “o seu concorrente não está mais a uma quadra de você, e sim a um clique”.

Os participantes do congresso, além de terem acesso aos conteúdos nas 5 trilhas de conhecimentos, também poderão participar nos Masterclasses e Workshops que ocorrerão no período da tarde. Uma outra novidade desta edição é que os congressistas também terão acesso à Feira Virtual, com
inúmeras empresas apresentando seus produtos e serviços para ajudar os líderes educacionais, e suas respectivas instituições, a se transformarem.

*CEO da HUMUS e Presidente da Comissão Científica do GEduc 2021

Compartilhe: