Skip to main content

Acordo entre Huawei e MEC oferecerá acesso a ferramentas gratuitas de apoio pedagógico aos profissionais de educação e aos estudantes

A Huawei — multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes — acaba de firmar um acorde de cooperação com o Ministério da Educação (MEC) que beneficiará toda a rede federal de ensino no país. O objetivo é oferecer acesso a ferramentas gratuitas de apoio pedagógico aos profissionais de educação e aos estudantes.

Apontada pela Forbes como uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, a companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, oferece produtos e soluções de inovação para a transformação digital em mais de 170 países e territórios. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia.

O acordo do MEC com a Huawei se materializa na plataforma MECPlace, que integra a Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem lançada em maio com o intuito de reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos. O MECPlace é uma plataforma em ambiente aberto e colaborativo que oferece soluções em tecnologia da informação para apoio às redes educacionais.

O sistema foi desenvolvido por meio de parcerias com as universidades federais do Ceará (UFC), de Juiz de Fora (UFJF) e de Alagoas (UFAL). A Huawei disponibilizará na plataforma MECPlace duas soluções para que as instituições de ensino possam se associar: ICT Academy e Story Sign.

“Com iniciativas como o ICT Academy e o StorySign, nós da Huawei buscamos mudar a realidade de milhares de brasileiros por meio da educação, com a capacitação profissional e o acesso à leitura. Estamos honrados em contar com a parceria do MEC para alcançar ainda mais jovens talentos no Brasil”, afirmou Bruno Zitnick, diretor de relações governamentais da Huawei.

Entenda como funcionará a parceria entre Huawei e MEC

Lançado em 2013, a Huawei ICT Academy busca estimular e impulsionar as carreiras no setor de TIC. Trata-se de um programa global que abrange todo o processo e desenvolvimento de talentos, que vai desde a oferta de cursos, passando pela capacitação de instrutores, configuração do ambiente de laboratório e certificação de talentos, até o emprego. O ICT Academy trabalha junto com governo, universidades e empresas.

No Brasil, mais de 90 instituições de ensino fazem parte do ICT Academy. A parceria permite que professores, alunos e técnicos administrativos das instituições parceiras recebam treinamentos patrocinados pela empresa. Todos os cursos possuem materiais didáticos (videoaulas, slides e guias de laboratórios) e exames. Uma vez que todas as atividades tenham sido realizadas, os cursistas poderão obter os certificados de conclusão dos cursos.

Já o Story Sign é a primeira plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva e surdas. Lançado pela Huawei, o Story Sign usa Inteligência Artificial e realidade aumentada para ajudar crianças a aprenderem a ler. O objetivo da plataforma é levar o digital a todos para tornar o mundo um lugar mais conectado e melhor, enriquecendo a vida das pessoas por meio da tecnologia, da informação e da comunicação.

Com a tecnologia Huawei, o mundo lúdico da leitura poderá ser aberto para mais de 32 milhões de crianças surdas. O Story Sign é um aplicativo gratuito que traduz o texto de livros selecionados da Língua Portuguesa para Libras. Com um avatar personalizado, o app dá vida aos livros e ajuda as crianças com deficiência auditiva e surdas a aproveitar as histórias como todas deveriam. Por meio da parceria com o MEC, a Huawei vai doar 10 mil livros da solução Story Sign às instituições de ensino que solicitarem a doação.

Compartilhe: