Skip to main content

A webserie traz visão de educadoras sobre as metodologias Montessori, Waldorf, Freinet, Tradicional e Construtivismo

A educação é uma jornada, resultado do comprometimento de professores e alunos com o processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, as metodologias de ensino exercem papel fundamental. E para munir os docentes com ainda mais informações sobre o tema, o Instituto Claro acaba de lançar webserie “Métodos Pedagógicos”.

O especial conta com vídeos exclusivos sobre os cinco principais métodos pedagógicos mais aplicados em escolas brasileiras: Montessori, Waldorf, Freinet, Tradicional e Construtivismo.

Cada um dos episódios, disponíveis no canal no YouTube e no portal do Instituto Claro, destaca uma entrevista exclusiva com uma educadora, que discorre sobre as diferentes particularidades do método abordado. O conteúdo tem o objetivo de ajudar professores a identificarem as práticas didáticas mais apropriadas para cada situação, levando em consideração sua maturidade e foco profissional, assim como as características de seus estudantes.

Os métodos de ensino têm o objetivo de criar condições para que o aluno se aproprie dos conhecimentos escolares. Assim, fazem uso de estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula e norteiam os professores nesse processo. Por isso, é importante conhecê-las e identificar seus diferenciais.

O ensinar, o educar e o aprender não são atos mecânicos; são relações sociais e interpessoais que promovem, para além do aprendizado do conteúdo escolar em si, o desenvolvimento das crianças por meio das interações que estabelecem com os indivíduos, no convívio social. O método escolhido para nortear os professores nesse processo tem impactos diretos na performance das turmas.

Saiba sobre cada uma das metodologias abordadas na webserie do Instituto Claro

Os episódios da webserie fazem parte das ações do Instituto Claro em comemoração ao mês da educação, e estão disponíveis no canal do YouTube  e no portal do Instituto Claro

Nas descrições de cada um deles, abaixo, o link do título já te leva direto para o vídeo!

Pedagogia baseada nos achados de Maria Montessori enfoca processo individual de cada um para permitir aprendizagem natural. Ela revolucionou a educação ao propor um ambiente colaborativo sem notas e exames, salas de aula compostas por estudantes de várias idades que oscilam principalmente entre 2 anos e meio e 7 anos e uma aprendizagem que valoriza o processo individual.

Idealizada pelo filósofo Rudolf Steiner, pedagogia se contrapõe a educação hierárquica e competitiva. Steiner acreditava na capacidade das crianças de imitar, imaginar e viver, adaptando-se ao desenvolvimento e despertando o interesse por meio do conhecimento do mundo.

Método pensado por Célestin Freinet incentiva pesquisa, invenção e aprendizado autônomo. O educador buscou técnicas alternativas para ensinar os alunos e percebeu que envolver as crianças no processo de aprendizagem apresenta resultados positivos para a educação.

A partir das ideias de Johann Herbart, método se baseia na tríade professor, aluno e conhecimento. Herbart queria organizar a multiplicidade de interesses do aluno e direcioná-la ao ensino e aprendizagem. Como o próprio nome sugere, a pedagogia tradicional é um dos mais convencionais métodos de ensino.

O método construtivista parte das ideias desenvolvidas pelo psicólogo suíço Jean Piaget, que dedicou seu trabalho a entender como o conhecimento é construído pelo ser humano. A pesquisa de Piaget se popularizou na área da educação justamente por investigar como o sujeito desenvolve inteligência e adquire aprendizado a partir das relações que estabelece com o mundo.

Compartilhe: