O edital do Educar para Transformar busca desenvolver iniciativas e soluções para problemas de educação decorrentes da pandemia
O Instituto MRV já recebe inscrições para o edital da 8ª edição do Educar para Transformar. A chamada pública com voto popular selecionará e colocará em prática projetos sociais transformadores na área da educação. Neste ano, o programa busca iniciativas que fortaleçam a educação e que tenham sinergia com o instituto.
“Vamos apoiar iniciativas que impactem positivamente o ambiente escolar nos mais diversos contextos, promovendo a escola como comunidade de aprendizagem e fortalecendo as práticas pedagógicas dos professores por meio das Metodologias Ativas, que destaca o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado”, disse Eduardo Fischer, presidente do Instituto MRV.
O edital completo pode ser acessado neste link. O prazo para efetuar inscrição prossegue até o dia 10 de setembro. Cada proposta será avaliada de acordo com critérios estabelecidos pelo edital por uma comissão formada pelos voluntários do Instituto MRV. Posteriormente, as propostas mais bem avaliadas são publicadas para uma votação popular, permitindo que os idealizadores mobilizem suas redes e comunidades a participarem da escolha do que melhor as representa.
A edição de 2021 selecionará cinco projetos, que serão monitorados por dois anos pelo Instituto MRV. As propostas mais bem votadas participam do Educar para Transformar.
Entenda como acontecerá o programa Educar para Transformar
O Educar para Transformar trabalhará em conjunto com três públicos — Organizações da Sociedade Civil (OSC), professores e estudantes — com o objetivo de apoiar projetos que minimizem os impactos do enfraquecimento na educação do país causado pela pandemia do Covid-19. Os projetos devem desenvolver atividades com os professores e os estudantes das redes públicas de ensino fundamental II e médio.
A ideia é que, juntos identifiquem problemas na escola ou comunidade, e busquem desenvolver soluções para gerar transformações efetivas e que estimulem aprendizados e mudanças culturais. O Instituto MRV também incentiva as OSCs a desenvolverem a estratégia da criação de um produto ou serviço, ou aperfeiçoarem algo já existente, que contribua com a captação de recursos para a própria organização, promovendo sustentabilidade financeira e maior autonomia para a continuidade de suas atividades.
“As capacitações e treinamentos contemplam comunicação, gestão, pessoas, comercial e social. Os vencedores ainda serão acompanhados de perto pelas lideranças da MRV, para que eles compartilhem experiências e apoiem os projetos, pois o objetivo é deixar um legado para torná-los autossustentáveis”, explicou Fischer.
Também serão disponibilizados os conteúdos do Instituto iungo, para auxílio no desenvolvimento dos professores, além de consultorias individuais e em grupo. Cada projeto receberá ainda R$ 200 mil para suporte no desenvolvimento.
“A pandemia acelerou a desigualdade em vários âmbitos e a educação foi um deles. Para mitigar esses abismos estamos trabalhando com o que acreditamos: o poder da transformação social por meio da educação. Investindo recursos e nosso tempo vamos conseguir formar os realizadores do futuro”, disse Eduardo Fischer.