Skip to main content

Com a integração entre o Google Sala de Aula e a plataforma Khan Academy, o ensino mediado por tecnologia será potencializado

A Khan Academy e o Google Sala de Aula se uniram para facilitar o dia a dia de professores e alunos que usam as duas plataformas, totalmente gratuitas. Essa integração possibilita uma atuação mais simplificada e eficaz , potencializando os recursos educacionais. A sincronização é bem simples. Mas os professores podem tirar quaisquer dúvidas nos artigos que detalham o processo neste link, onde também podem encontrar informações sobre como importar as turmas sem perder os dados e os conteúdos já cadastrados.

Para o gerente de Marketing da Khan Academy no Brasil, Paulo Bellé, o Google é um parceiro antigo e, devido à estrutura e objetivo do Google Sala de Aula, a integração entre plataformas foi um movimento natural. “As duas plataformas unidas podem potencializar ainda mais o ensino mediado por tecnologia em nosso país”, disse.

A Khan Academy — organização sem fins lucrativos que tem como missão fornecer educação gratuita e de excelência para todos — foi idealizada por Salman Khan, uma das maiores autoridades globais na área de educação. A plataforma conta com atividades interativas, exercícios, vídeos e artigos sobre diversos assuntos acadêmicos. Desde a educação básica (alinhada à BNCC) até o ensino superior. No Brasil, a plataforma reúne cerca de 5,3 milhões de usuários, sendo 4,7 milhões de estudantes, 337 mil professores e 197 mil pais/famílias.

O Google Sala de Aula é uma das ferramentas tecnológicas educacionais mais fáceis de usar. Ajuda professores a gerenciar e avaliar os níveis de progresso de suas turmas com eficiência. O que melhoraa conexão com os alunos na escola e em qualquer outro lugar.

O que muda, na prática com a integração das plataformas

Com a integração, ao compartilhar conteúdos através do Google Sala de Aula, o aluno recebe apenas um link, direcionando-o para a atividade a ser realizada dentro da Khan Academy. Dessa forma, é imprescindível que o aluno também faça o login na Khan antes de realizar as atividades. Caso contrário, não será possível visualizar o progresso e desempenho dos alunos nos relatórios de acompanhamento da plataforma.

Também é importante ressaltar que apenas compartilhar uma atividade via Google Sala de Aula não garante que a recomendação seja criada dentro da Khan Academy. Para isso, é necessário realizar duas etapas.Mas é possível realizar as duas ações na mesma página. Basta acessar o conteúdo de interesse na Khan Academy e utilizar a barra de recomendação, no topo da página, para recomendar o conteúdo. 

Uma sugestão para utilizar o Google Sala de Aula é criar as recomendações apenas dentro da Khan Academy. Em vez de compartilhar o link da atividade no Google Sala de Aula, o link da Khan Academy deve ser inserido. O professor também precisa orientar os alunos a acessar a página inicial, onde estarão listadas as recomendações.

Compartilhe: