Skip to main content

Plataforma A+ realizará uma série de lives gratuitas até novembro. A estreia é nesta terça, 31, abordando o novo ensino médio

A segunda edição da Trilha A+ de Conhecimento acontece nesta terça, 31 de agosto. A live, organizada pela edtech Plataforma A+, contará com a presença da psicopedagoga e diretora do Colégio Universitário de Londrina, Raquel Calil, e da a diretora Regina Crestani do Colégio João Paulo I Higienópolis, localizado em Porto Alegre (RS) e associado à Inspira Rede de Educadores.

Com o tema “Novo Ensino Médio e Itinerários Formativos: o que muda e como se preparar”, o evento terá início às 18h. O encontro é aberto a diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. A mediação da live ficará a cargo de Taís e Roberta Bento, palestrantes, especialistas em educação e fundadoras da plataforma SOS Educação.

Regina Calil, que também é psicóloga, especialista em Recursos Humanos, Psicodiagnóstico, Gestão Educacional e orientadora profissional, acredita que o tema é complexo e deve estar no centro dos debates em todas as escolas.

“Participar da live é fundamental para entender como as mudanças previstas na Lei impactam as escolas, seus planejamentos de cursos e como se preparar para implementá-las. Além disso, é fundamental acompanharmos de perto o aluno para que ele consiga fazer uma escolha madura, mais assertiva”, disse a educadora.

Para acompanhar a live, basta se inscrever gratuitamente neste link. A segunda edição da Trilha A+ de Conhecimento realizará mais alguns encontros nos próximos meses:

  • 30/9 Mais que medalhas: olimpíadas científicas para apoiar o projeto pedagógico
    Com Henrique Duarte, Luã Marins e Adriana Selga
  • 28/10 Enem 2021: como usar a tecnologia para conquistar os melhores resultados
    Com Carlos André e Fabrício Alves
  • 25/11Ensino baseado em dados: o novo papel do professor
    Com Claudia Costin e Alexandre Sayão
Como se dará a Reforma do Ensino Médio na prática

Aprovada em 2017, a Reforma do Ensino Médio deve ser implementada nas escolas de todo o país até março de 2022. As mudanças abrangem dois conjuntos de aprendizagem: a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos, que darão direcionamento às áreas específicas do conhecimento.

A ideia é que seja formada uma estrutura curricular mais flexível e atualizada, mais próxima ao mercado de trabalho. Itinerários Formativos são o conjunto de unidades curriculares que permitem ao estudante escolher as áreas de conhecimento para se aprofundar e se preparar para a carreira profissional e seu projeto de vida.

Com a proposta, até 1.800 horas da carga horária, entre Base e Itinerários, contemplam habilidades e competências, exigidas pela BNCC, relacionadas às quatro áreas de conhecimento:

  1. Matemática e suas Tecnologias
  2. Linguagens e suas Tecnologias
  3. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  4. Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Compartilhe: