Skip to main content

O objetivo da metodologia STEM/STEAM é desenvolver uma série de habilidades nos estudantes por meio de seu conceito multidisciplinar

Com a mudança do perfil e comportamento dos alunos, as formas tradicionais de ensino se mostram cada vez mais defasadas. Esse cenário favorece o surgimento de novas metodologias, como a STEM/STEAM, que estimula sobretudo a criatividade.

STEM é um termo em inglês que conceitua a união dos conceitos ciências, tecnologia, engenharia e matemática (science, technology, engineering and math) em uma única metodologia. Sua variação, STEAM, inclui também artes (arts).

Para as crianças da famosa geração Z, ficar sentado em uma sala de aula realizando atividades repetitivas não é nada interessante. Por conta disso, o desafio das escolas é buscar alternativas que estimulem esses alunos a desenvolver habilidades de forma mais interativa e autônoma.

O desenvolvimento de habilidades STEAM se baseia muito mais no ensino voltado a projetos. O ideal é que os professores tragam para a sala de aula temas relacionados ao cotidiano. A tecnologia também é bem-vinda nesse processo. Os alunos podem usar ferramentas e recursos diversos para trabalhar na solução dos problemas apresentados.

A ideia deste modelo de ensino é, justamente, estimular o desenvolvimento dos conceitos de cada área abordada pela STEAM, de maneira integrada e estruturada. Os alunos devem ter liberdade artística para chegar às suas próprias conclusões e possíveis soluções para a resolução do tema sugerido.

Metodologia estimula o desenvolvimento de habilidades do século 21I

O objetivo das atividades baseadas na metodologia STEAM é desenvolver uma série de habilidades nos estudantes. Como um conceito multidisciplinar que une Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em um modelo de ensino integrado, essencial para a formação dos profissionais e cidadãos do futuro, ajuda a criar as seguintes características nos jovens cidadãos e trabalhadores do futuro:

  • Pensamento crítico
  • Raciocínio lógico
  • Criatividade
  • Colaboração
  • Gestão de tempo e projetos
  • Autonomia
  • Curiosidade
  • Resiliência
  • Perseverança
  • Protagonismo

A metodologia exige, também, uma mudança comportamental por parte dos professores.

Nese caso, o professor deve ser visto como um guia, um mentor que auxiliará na correta gestão e resolução do projeto proposto. Cada vez mais, deve ser deixada de lado a imagem de autoridade, de alguém com todas as respostas e com dogmas incontestáveis. Além disso, os educadores devem estar abertos à experimentação e ao erro. O ensino STEAM é bastante voltado a resolução de problemas, e o erro e a prototipagem fazem parte do processo.

Compartilhe: