Skip to main content

A próxima edição presencial da Bett Show, em Londres, está marcada para os dias entre 19, 20 e 21 de janeiro de 2022. Confira a  cobertura do Bett Fest 2021 feita pelo Educador21

A tradicional Bett Show — maior evento de tecnologia e inovação em Educação do mundo — já havia sido transformada em um evento remoto quando o Reino Unido entrou em medidas restritivas ainda mais severas no início de 2021, em virtude da mutação do coronavírus. O próximo encontro presencial, no entanto, já tem data marcada: entre 19 e 21 de janeiro de 2022.

Para cumprir a agenda e pontuar as transformações vividas pela Educação em 2020, o encontro virtual Bett Fest aconteceu entre os dias 20 e 22 de janeiro. O Educador21 acompanhou as principais palestras e mostras para trazer todas as novidades do setor para você.

O ministro da Educação do Reino Unido, Nick Gibb, fez o discurso de abertura, no dia 20 de janeiro. Depois de agradecer à organização do evento pelo convite, afirmou ter ficado “impressionado com a dedicação e entusiasmo” dos professores em todo o Reino Unido, que permitiram que o aprendizado continuasse durante a crise do COVID-19.

Gibb também disse que o Departamento de Educação britânico vem explorando opções estratégicas para criar um sistema de educação mais resiliente, construído em bases digitais e tecnológicas firmes. “Continuaremos a ouvir e aprender, usando nossas parcerias de pesquisa para investigar o que funciona e o que não funciona quando se trata de tecnologia, e consolidando a reputação da Grã-Bretanha como líder mundial em pesquisa educacional.”

O ministro acrescentou que o setor deve aproveitar os sucessos e lições decorrentes de sua resposta à pandemia, que viu a rápida adoção da entrega de lições digitais. Na sua opinião, é fundamental para os educadores garantir que as ações realizadas neste período sejam sustentáveis ​​para as gerações futuras.

“Tenho esperança de que, quando as escolas e faculdades forem reabertas e os efeitos da pandemia forem eventualmente uma memória distante, as lições que aprendemos abrirão as portas para novas oportunidades para as crianças deixarem a escola moldadas por uma educação verdadeiramente excelente.”

Palestras e até mesmo lançamentos tiveram espaço no evento

O setor continua a navegar pelos desafios apresentados pelo novo mundo virtual apresentado pela pandemia. Um período que, na opinião do plestrante Bruce Daisley, ajudará os professores a adotar permanentemente as habilidades relevantes e a confiança para usar a tecnologia de uma forma que continua para aprimorar sua prática.

Daisley é autor de best-sellers e líder em tecnologia do Reino Unido — foi vice-presidente do Twitter por oito anos. Em sua apresentação no evento, também ressaltou que para as crianças de hoje, “as oportunidades de aprendizagem nunca foram maiores ou mais diversificadas, devido à constante evolução dos recursos tecnológicos e educacionais”.

No entanto, com tantas opções disponíveis, como os professores podem garantir que estão usando os recursos mais eficazes e envolventes em suas salas de aula? Para o historiador e educador britânico Anthony Seldon, compartilhou, em sua palestra, sua perspectiva sobre como podemos abraçar a educação do século 21.

“As escola e universidades estavam preparando seus estudantes brilhantemente… para o século 20. É preciso que os educadores permitam que as mudanças trazidas pela pandemia sejam permanentes, trazendo as instituições de ensino de uma vez por todas para o século 21”, conclamou sir Anthony Seldon.

O secretário-geral do Ministério da Educação e Pesquisa da Estônia, Mart Laidmets, também preparou uma apresentação para compartilhar a experiência de seu país no setor durante a pandemia. “A crise da Co vid-19 criou um interesse adicional nas soluções tecnológicas educacionais da Estônia. É uma grande honra apoiar as empresas e instituições da Estónia na internacionalização e na procura de novos parceiros”, disse Laidmets.

Em um outro painel, Barbara Holzapfel, VP da Microsoft Education, e Satya Nadella, CEO da Microsoft, falaram sobre como a educação vem passando por mudanças significativas e rápidas. Mais especificamente no ano de 2020. “Conforme as escolas avaliam o que funcionou e o que não funcionou no ano passado, fica claro que ter um navegador confiável, como o Microsoft Edge, é fundamental para o aprendizado híbrido”, destacou Barbara.

Satya Nadella, por sua vez, ressaltou a importância do Microsoft Edge, que tem ferramentas de aprendizagem integradas “com prioridade no digital”. “[essas ferramentas] Comprovadamente aumentam as habilidades de leitura e promovem salas de aula inclusivas. Ao mesmo tempo que permitem que alunos e professores personalizem sua experiência na web, economizem tempo e naveguem com segurança”, ressaltou o CEO.

Durante o evento, a Microsof lançou oficialmente uma versão renovada e mais barata da Classroom Pen — um dispositivo que estiliza sua forma para que possamos escrever mais naturalmente em superfícies digitais. Com um valor indicado de US$ 19, os alunos passarão a optar por interagir com as mãos, teclado, mouse ou através da caneta.

Confira as edtechs de destaque do Bett Fest 2021

Pela primeira vez, a maior competição de edtechs do mundo, o Global EdTech Startup Award Finals, foi realizado no maior evento de inovação e tecnologia em Educação do mundo, a Bett Show, de Londres.

O 6º GESAwards anual proporcionou uma vitrine incomparável para as empresas mais inovadoras de todo o mundo. Mais de 3 mil startups de tecnologia educacional, oriundas de mais de 80 países em seis continentes, se inscreveram.

As 15 edtechs mais promissoras participaram das final. As vencedoras, em cada uma das categorias, foram anunciadas durante o evento online — em decorrência do lockdown severo desde o início do mês em todo o Reino Unido.

Vencedora
Genial.ly (Espanha) é uma ferramenta de criação de conteúdo que ajuda a criar recursos de aprendizagem interativos e materiais digitais. 

Vencedor da Inovação
MyBuddy.ai (Rússia) ajuda as crianças a praticar o inglês falado conversando com um personagem de desenho animado com IA virtual em um aplicativo móvel. 

Vice-campeão
Kaligo (França) é um caderno de exercícios de caligrafia que pode ser adaptado às necessidades individuais dos alunos. 

Vice-campeão
Blackbullion (UK) capacita os alunos com a capacidade financeira de que precisam para a universidade e além. 

O Bett Fest também realizou uma premiação especial para as edtechs. O Covid-19 Response Champions Awards homenageou as empresas e escolas que responderam ao surto da Covid-19 com um impacto positivo na educação, saúde e bem-estar da população estudantil no combate à pandemia.

O reconhecimento, em três categorias, foi anunciado no encerramento do evento, na despedida da transmissão do Main Stage. Confira as vencedoras e assista aos vídeos para conhecer o trabalho desenvolvido pelas edtechs:

International InitiativesLight Art Club 

– Highly Commended (altamente elogiado): Learnetic 

Schools & Colleges (UK & International) – St Barnabas CE VC Primary School 

UK CompaniesWhite Rose Maths (password: wrm) 

Compartilhe: