Skip to main content

Estudo feito antes, durante e depois da pandemia para traçar perfil dos professores revela picos de crescimento nas contratações

A Sponte — empresa de software de gestão escolar investida da Stone e que, recentemente, passou a atuar em conjunto com a Linx — realizou uma pesquisa exclusiva para traçar o perfil dos professores da rede privada de ensino no Brasil e auxiliar os gestores educacionais em seus planejamentos e contratações no futuro. No período analisado, entre 2019 e 2022, os cursos técnicos mantiveram um crescimento contínuo no número de professores registrados em todo o país, com destaque para altas de mais de 40% nas regiões Norte e Centro-Oeste na comparação 2021/2022 e na região Sudeste em 2020/2021.

Segundo Cristopher Morais, diretor de negócios da Sponte, os números “demonstram uma tendência de busca por especialização para o mercado de trabalho, além do investimento das instituições de ensino básico em tecnologia e profissionais para continuar operando no período”. Também foi observado que, mesmo com grandes impactos sofridos pela área da educação durante a pandemia de covid-19, a contratação de professores se manteve em alta, na rede privada.

“Parte disso, especialmente na educação básica, se deve a implantação do novo ensino médio, que aumentou a carga horária de formação dos alunos, visto que as escolas precisam oferecer diferentes itinerários formativos que sejam do interesse dos estudantes”, afirmou Christopher.

A educação básica também manteve um crescimento contínuo no período, com alta de 110% no Nordeste, de 2021 para 2022. Já a educação infantil, embora tenha sofrido algumas quedas, também manteve uma média de crescimento em todas as regiões, com alta de mais de 270% no Nordeste, na comparação 2021/2022.

No ensino superior, a crescente também se manteve, com alta de 70% de 2019 para 2020 na região Sudeste.

Confira, também, o perfil dos professores contratados no período em cada uma das regiões do país

Além de trazer esses dados gerais, a pesquisa também traçou o perfil de professores contratados em todas as regiões, considerando, além do segmento de atuação (cursos profissionalizantes e preparatórios, técnicos, escolas de idiomas, educação básica, infantil e superior), a faixa etária e o gênero dos profissionais.

Para ver a pesquisa na íntegra, acesse este link. Confira as tabelas a seguir:

  • Região Norte:
  • Região Nordeste
  • Região Centro-Oeste:
  • Região Sul:
  • Região Sudeste:
    *Profissionais registrados em instituições de ensino que utilizam o sistema de gestão escolar Sponte

Compartilhe: