Skip to main content

AprendiZAP oferece materiais aos professores para o desenvolvimento de práticas avaliativas nas escolas públicas via WhatsApp

O AprendiZAP, que ficou conhecido por estudantes de todo o país ao oferecer diversas atividades educacionais que podem ser acessadas e respondidas por meio do WhastApp, firma uma nova parceria com o Instituto Reúna que vai benefiviar as escolas da rede pública. Na sua plataforma, que funciona como um hub de atividades e planos de aula de apoio aos professores para viabilizar a construção de suas aulas, o Instituto passa a oferecer a nova funcionalidade.

Totalmente gratuito e focado na distribuição de conteúdos aos estudantes de escolas públicas que buscam aprofundar seus conhecimentos, o “Avalia e Aprende” é um material desenvolvido para incentivar práticas avaliativas a favor da aprendizagem e que podem ser desenvolvidas durante todo o processo de ensino e aprendizagem.

O Instituto Reúna é uma organização sem fins lucrativos fundado em 2019 pela ex-secretária de Educação Básica, Katia Smole para garantir a qualidade e consistência na educação básica. Partindo do desafio de implementar a Base Nacional Comum Curricular, o Reúna desenvolve, junto de uma rede ampla de parceiros, conteúdos técnico-pedagógicos em quatro frentes de atuação:

  • formação
  • material didático
  • currículo
  • avaliação

Cada uma dessas iniciativas apoia o sistema educacional a garantir a aprendizagem de qualidade a que todos os alunos brasileiros têm direito.

“Avalia e Aprende” passa a ser integrado à plataforma para professores criada pelo Instituto Reúna

Mais de 1 milhão de pessoas já foram beneficiadas pelo chatbot e pela plataforma AprendiZAP. Desenvolvido pela Fundação 1Bi, instituição social que utiliza a tecnologia para impactar e melhorar a vida das pessoas, o AprendiZAP é uma ferramenta 100% gratuita de complemento escolar para alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental II e Médio e de apoio para professores na construção de suas aulas.

O “Avalia e Aprende” se junta ao portfólio de mais de 2 mil atividades disponíveis na plataforma do “AprendiZAP”, que visa auxiliar na construção de planos de aulas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a realidade de cada turma. Isso vai permitir que esse canal se transforme ainda mais em uma plataforma de comunicação potente, inclusive para que os jovens possam estudar e avançar na sua aprendizagem.

Dividido em três etapas que favorecem um olhar contínuo e processual para a avaliação, é esperado que cada recurso possa contribuir com ações que apoiam a diminuição dos níveis de defasagem escolar e reforçam com uma visão pedagógica do processo avaliativo.

Por enquanto, a oferta é exclusivamente de conteúdo do 6º ano de matemática no app. E os materiais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental está disponível no site do Instituto Reúna. Em breve, todo o material do 6º ao 9º ano poderá ser acessado no site, tanto de matemática quanto de língua portuguesa.

Compartilhe: