Skip to main content

Curso para professores ‘Caminhos para o STEM’ (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), desenvolvido em parceria com o Cenpec, será gratuito e 100% online

Nestq período em que surgem tantos novos formatos de educação, os professores ganham mais uma opção sem custos para se aprimorar em uma abordagem que integra áreas de conhecimentos e é baseada em projetos. Já está à disposição, tanto por smartphones quanto para desktop, o curso Caminhos do STEM, desenvolvido pela Samsung em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O curso está disponível para download e no aplicativo do “Respostas para o Amanhã”. Utilizado na edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica, é totalmente gratuito e online.

A abordagem STEM, que serve como base para o curso, estimula o desenvolvimento de um aprendizado inovador, criativo e investigativo, considerando as demandas cotidianas dos estudantes para estimular neles o protagonismo na busca por conhecimento.

“Essa abordagem, que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática em um formato centrado no aluno, já alcança países como Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, México, entre outros. No curso, o professor encontra um novo papel para estimular o protagonismo nos estudantes, passando a ser um mediador na busca por respostas e soluções, o que aumenta o interesse em carreiras científicas, tecnológicas e engenharias, auxiliando diretamente no desenvolvimento de potenciais líderes do futuro, seguindo a visão global da Samsung com Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, explicou Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

STEM ajuda a desenvolver competências e habilidades orientadas pela BNCC

O Caminhos do STEM tem carga horária total de 20 horas e dá direito a certificação. Com o objetivo de auxiliar educadores a estimular alunos constantemente, o curso é organizado em seis módulos, focados em realizar uma discussão sobre o ensino de ciências, apresentar a abordagem STEM, trazer exemplos de projetos nessa perspectiva e de suas contribuições para a aprendizagem, além de propor a elaboração de um plano de trabalho e um momento de avaliação.

“A abordagem STEM é uma proposta valiosa para auxiliar os educadores no desenvolvimento das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular e, também, para contribuir com os desafios do ensino remoto ou híbrido”, disse Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora da iniciativa nacional do Solve For Tomorrow pelo Cenpec.

É possível acessar os conteúdos quando quiser, sem tempo determinado para completar cada um deles nem prazo para realizar o curso, mas a abertura da aula seguinte depende da finalização da anterior. São oferecidas leituras, reflexões e atividades, além de uma biblioteca com as referências utilizadas na formatação do curso. A proposta é autoformativa, sem mediador da aprendizagem.

“O curso Caminhos do STEM se soma a outras estratégias formativas do Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow. Uma delas é o curso Aprender por Projetos, que tem como objetivo contribuir para que os professores possam inovar e qualificar ainda mais suas práticas educativas, sempre a partir de exemplos práticos e do diálogo com o cotidiano das escolas brasileiras”, explicou Ana Cecília.

A proposta é utilizar o mesmo método que já demonstrou eficiência no Prêmio Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung. No Brasil desde 2014, a iniciativa já envolveu, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

 

Compartilhe: