Skip to main content

Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve ferramentas tecnológicas e capacita professores para utilizar tecnologia no ensino infantil

A utilização de tecnologia na educação de crianças de zero a cinco anos costuma ser um campo de discussão bem delicado. Isso porque nesse período de desenvolvimento, a maioria dos pais evitam o uso de equipamentos tecnológicos. Mas a verdade é que as crianças dos dias atuais estão inseridas em um grupo denominado de nativos digitais e desconhecem um mundo sem internet. Desde os primeiros movimentos, quando demonstram a mínima coordenação motora, começam a ter contato com algum equipamento digital.

Muitos especialistas em educação para o ensino infantil acreditam que o uso de ferramentas tecnológicas, a partir de intencionalidades educativas, permite vivências interativas que facilitam a internalização do conhecimento. O que acaba por contribuir para o estímulo do desenvolvimento da autonomia, colocando a criança de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem.

A Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve diversas soluções de tecnologia educacional, inclusive para o ensino infantil. “As ferramentas digitais são recursos essenciais para aprimorar e alcançar o processo de ensino e aprendizagem dessa nova geração. Tão importantes, que estão preconizados nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)“, afirmou Sueli Trajano, gerente pedagógica da Big Brain.

Fundada em 2015, a Big Brain tem sede em Curitiba e já recebeu diversos prêmios internacionais pelos produtos e serviços inovadores. A empresa é conhecida como referência em tecnologia educacional global. Atende as necessidades de gestores, professores e alunos transformando o mercado de tecnologia educacional. Algumas de suas paceiras são Microsoft, Lenovo, Escola Bosque, Estácio de Sá, Uniaselvi, Sesi.

Ferramentas tecnológicas devem ser usadas com planejamento estratégico

No ensino infantil, conquistar a atenção da criança é um desafio constante, principalmente no formato online. Planejar aulas para educação infantil pressupõe pesquisa, criatividade, ideação, foco, diversão e diversidade estratégica. Para tal, as ferramentas digitais se tornam instrumentos importantíssimos para alcançar os objetivos traçados.

A gerente pedagógica da Big Brain, Sueli Trajano, acredita que um ponto de atenção é observar os estudos que estabelecem o tempo médio de concentração de cada criança por idade. Dessa forma, o professor pode planejar as atividades das aulas promovendo ações de ludicidade e encantamento, considerando o tempo que a faixa etária consegue manter a atenção.

Mais importante que a escolha da ferramenta para uma aula online é a estratégia de ensino com intencionalidade e significado para o mundo da criança. Algumas ferramentas, dispõem de recursos que auxiliam os professores na produção de aulas criativas e dinâmicas para educação infantil, como

  • Paint e PowerPoint com aplicativos em versões 3D
  • WhiteBoard
  • FlipGrid
  • vídeos prontos ou produzidos pelos próprios professores

Aplicações que permitem o desenvolvimento de estratégias que trabalham a coordenação motora, teatro virtual, storytelling, gamificação, tais como caça palavras, associações de letras, sons e objetos, percepção de formas e cores. Vale ressaltar que a capacitação do professor em ferramentas digitais como recursos didáticos é muito importante, dominando a ferramenta flui melhor a criatividade, criações de brinquedos paradidáticos, atividades lúdicas, dinâmicas, brincadeiras intencionais e estratégias diversas integrando tecnologia.

Desafios e benefícios da tecnologia no ensino infantil

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas na educação infantil cresceram 12,6% entre 2015 a 2019. Esse aumento evidencia a importância de olhar e estruturar cada vez mais a educação infantil. Sueli Trajano ressaltou que deve ser observado o comportamento e aprendizado que está sendo provocado, como os estímulos que rodeiam a criança.

Essa fase do desenvolvimento, de 0 a 5 anos, terá impacto durante toda a vida. Para a fase de 0 a 2 anos de idade existem recursos digitais que podem ser utilizados pelos professores para contribuir significativamente com o desenvolvimento desta fase, tais como, hiperlink no PowerPoint, criado adequadamente para a faixa etária, onde a criança ao clicar em determinada figura (imagens, letras e cores) produz o áudio da figura representada. No OneNote podem ser criados estímulos com figuras, histórias, vídeos e recursos de leitura avançada.

Na idade de 0 a 3 anos, as crianças passam pelo desenvolvimento sensorial e motor, aprendem a consciência do próprio corpo, percebem o mundo em sua volta, como cores, formas e cheiros, desenvolvem reflexos, parte de coordenação motora, senso de organização e inteligência prática, boa parte da estrutura cerebral se forma na primeira infância.

A partir dos 3 até os 6 anos, as crianças alcançam o desenvolvimento pré-operatório aprimoram a linguagem, intuição, colaboração, socialização, questionam (fase dos porquês) e amplificam a coordenação. É a fase mais importante do desenvolvimento humano. Sendo essencial que pais, professores e os participantes ativos na vida da criança sejam efetivos e conscientes das responsabilidades quanto ao desenvolvimento emocional, intelectual e cognitivo.

Compartilhe: