Portal de conteúdo escolar ativo desde 2011 criou a premiação para reconhecer docentes do ensino fundamental e médio das escolas de todo Brasil
Com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho dos professores do ensino fundamental e médio das escolas brasileiras, o portal Toda Matéria, um dos maiores portais de conteúdo educacional do país, anuncia a abertura das inscrições para a terceira edição do Prêmio Toda Matéria Professor do Ano. A iniciativa tem o patrocínio da FTD Educação, uma das maiores empresas de soluções educacionais do país, e apoio da Acer.
As inscrições funcionam por meio de nomeação, e vão somente até o dia 20 de setembro, neste link. De forma online, são feitas por indicações de alunos, ex-alunos, colegas, entidades, ou terceiros que tenham tido contato com o bom trabalho de um docente. A seleção utiliza critérios rigorosos de um júri composto por profissionais de educação, que criam uma lista de finalistas. Após a análise individual dos jurados, os especialistas se reúnem para discutir os selecionados, e chegar ao consenso que define o vencedor e as menções honrosas.
O vencedor da edição deste ano será revelado no dia 15 de outubro e receberá um certificado oficial do prêmio Toda Matéria, computador portátil cedido pela Acer, smartphone, vale viagem no valor de R$5 mil, formação de 20 horas da Escolas Criativas e outros presentes das marcas patrocinadoras do evento. Já as menções honrosas receberão, além do certificado oficial, um curso oferecido pela Escolas Criativas, um vale-presente no valor de R$500 e outros itens fornecidos pelos patrocinadores.
“Acreditamos que a educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e os professores desempenham um papel fundamental nesse processo. O Prêmio Toda Matéria Professor do Ano é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que dedicam suas vidas ao ensino e à formação de cidadãos”, disse Daniela Pimentel, Executive Support da 7Graus, grupo de mídia responsável pelo portal Toda Matéria.
Educadores de todo o Brasil já reconhecem o Prêmio Toda Matéria
O projeto tem sido uma chance de reconhecer os educadores, como Jardel Pedrosa, vencedor da edição de 2023, professor de Inglês na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, Minas Gerais: “Foi uma surpresa e uma gratificação enorme receber este reconhecimento do trabalho de 22 anos com o projecto Clip Project”.
Ana Claudia Souza, professora de Educação Física, foi uma das ganhadoras da Menção Honrosa na edição e afirma que a iniciativa fez diferença em sua carreira: “O Toda Matéria proporcionou reconhecimento e valorização do meu trabalho, incentivando a minha prática pedagógica e permitindo acreditar cada vez mais na educação.”
Em 2022, a vencedora criou um livro em conjunto com os alunos de educação especial, engajado a transformar as salas de aula. “Com a criação do livro, foi muito relevante a visibilidade e o impacto alcançado com este reconhecimento. É uma transformação na vida destas pessoas e espero que isso inspire ainda mais participantes a partilharem o trabalho maravilhoso que está acontecendo nas salas de aulas desse país”, disse Lígia Sousa, Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso, localizada em Balneário Arroio do Silva, Santa Catarina.
O portal Toda Matéria, criado em 2011, oferece gratuitamente conteúdos como exercícios, resumos, vídeos e infográficos de diversas disciplinas. A equipe é composta por professores, pesquisadores e gestores que produzem, editam e revisam os conteúdos disponibilizados no site. A plataforma faz parte das marcas criadas pela 7Graus, grupo de mídia especializado na criação e distribuição de conteúdo.