Skip to main content

Nova funcionalidade do Quizizz, a integração de inteligência artificial, otimiza o trabalho dos professores e prioriza a personalização dos conteúdos

Na vanguarda das soluções educacionais, o Quizizz introduz no Brasil uma nova funcionalidade: a integração de inteligência artificial (IA) para otimizar a criação e personalização de conteúdos educativos. A empresa marca um ponto de virada no apoio aos professores e enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos. E a novidade trazida pelo Quizizz vai além das expectativas – uma oferta de IA projetada especificamente para atender às exigências da educação moderna.

Diferenciando-se no mercado, a ferramenta não se limita à criação de conteúdo, mas aborda o desafio crucial de personalizar o ensino para cada aluno. Em um mundo onde as diferenças de oportunidades de aprendizagem são gritantes, o Quizizz assume a responsabilidade de facilitar esse processo para os educadores, ao mesmo tempo em que torna o aprendizado mais divertido e engajador para os alunos.

Esta inovação do Quizizz representa um marco importante para educadores e estudantes, prometendo não apenas otimizar o tempo dos professores mas também tornar o aprendizado uma experiência mais rica, personalizada e inclusiva. A funcionalidade foi desenvolvida a partir de uma combinação dos melhores modelos disponíveis, como o GPT-4, e da própria biblioteca da plataforma, composta por milhões de atividades criadas por professores.

Com isso, a ferramenta apresenta duas possibilidades poderosas: a capacidade de gerar conteúdo de alta qualidade instantaneamente e diferenciar o ensino permitindo ao professor personalizar a atribuição de atividades de acordo com as necessidades de cada aluno. Por exemplo, ajustando o tempo disponível para realização da atividade, fornecendo opções de acessibilidade como fontes para dislexia, entre outras adaptações.

Bett Brasil 2024: participação em painel que destaca a personalização

Fundado em 2015 por Ankit Gupta e Deepak Cheenath, o Quizizz tem sido uma plataforma pioneira, adotada por 90% das escolas nos Estados Unidos e apoiando milhões de estudantes em mais de 150 países. A inovação de 2024 amplia seu compromisso em otimizar o precioso tempo dos educadores, permitindo-lhes focar no que realmente importa: ensinar. E foi essa vocação que levou a edtech a participar do painel sobre “Estratégias lúdicas e inovadoras para a recomposição da aprendizagem” na edição deste ano da Bett Brasil

Renata Moura e Katia Smole somam uma vasta experiência e perspectivas valiosas sobre educação e inovação, prometendo enriquecer o debate sobre o futuro da aprendizagem gamificada. Renata tem uma carreira dedicada à educação infantil, língua portuguesa e gestão escolar. Atualmente, lidera o projeto Desafio Paraná, que utiliza o Quizizz e traz uma abordagem humanizada e focada no protagonismo do aluno. Katia Smole, diretora-executiva do Instituto Reúna, tem profundo conhecimento em políticas de educação e complementou o painel com sua expertise acadêmica e prática.

Renata Moura compartilhou sua experiência à frente do projeto Desafio Paraná: “Investimos em ferramentas que personalizam a educação e trazem resultados significativos”, destacou, ao ressaltar os investimentos do Estado em infraestrutura escolar, como internet e tablets. Além do uso de ferramentas inovadoras, como a ferramenta Quizizz, que adota uma abordagem humanizada, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. “Não podemos colocar cada aluno em uma caixa, pois eles estão em níveis diferentes. Também não podemos retardar o aprendizado dos que estão mais avançados”, enfatizou.

A tecnologia, aliada ao planejamento adequado, cria um ambiente propício para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Katia Smole, ressaltou que a tecnologia permite atender às necessidades específicas de cada aluno de forma eficiente. “Recuperação é diferente de recomposição”, afirmou. E falou sobre a importância do planejamento e de professores capacitados para utilizar tecnologias efetivas, sem tirar a autonomia dos educadores. “A neurociência explica que as experiências geram novas sinapses, e é isso que gera aprendizagem”, disse Katia.

Conheça melhor as funcionalidades do Quizizz

O Quizizz, presente no Brasil desde 2023, tem sido uma ferramenta fundamental nesse processo. Com mais de 650 mil alunos semanais apenas no Estado do Paraná, onde já foram criadas mais de 12 mil atividades, a plataforma oferece uma ampla gama de questionários gamificados, tornando o aprendizado mais interativo e envolvente. Com mais de 200 milhões de perguntas respondidas, o Quizizz demonstra seu impacto positivo na educação brasileira.

YouTube player

A empresa Indo-Americana de software educacional tem sede em Bangalore na Índia e Santa Monica, Califórnia. Seu objetivo é motivar os alunos a dominarem o conhecimento por meio de uma plataforma interativa e divertida de gamificação educacional. A empresa é amplamente utilizada por professores em 86% das escolas nos Estados Unidos, com mais de 30 milhões de atividades compartilhadas em sua biblioteca pública.

Com mais de 50 milhões de usuários em mais de 150 países, o Quizizz oferece questionários gamificados para estudantes de diferentes faixas etárias, com mais de 15 tipos de perguntas, criando assim, um ambiente lúdico e motivador para o aprendizado. A plataforma coleta informações relevantes em tempo real, tanto em sala de aula quanto em tarefas em casa, para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem.

Compartilhe: