Skip to main content

Programa de não violência apresentado no GEduc 2025 pelo Seven Bilíngue, visa aproximar pelo diálogo, gestores, pais e alunos

A Seven Bilíngue, referência na formação de professores pelo método Cambridge no país, apresenta em primeira mão no GEduc 2025 o seu programa Comunicação Consciente. Lançado no início deste ano, o piloto vem sendo executado no Colégio Rumo Inicial, de São Caetano do Sul. O objetivo do programa é capacitar as escolas e toda sua cadeia em técnicas de abordagens e resolução de conflitos apoiadas na premissa da Comunicação não violenta.

“Acreditamos que a comunicação consciente é uma ferramenta estratégica para transformar conflitos em oportunidades de crescimento e conexão, desempenhando um papel fundamental na criação de escolas mais acolhedoras e inclusivas, onde o diálogo e o respeito mútuo são valores centrais, base do nosso Manifesto ‘Criar Alunos para o Mundo’“, disse Patrícia Romano, diretora executiva da Seven Bilíngue.

O nome Comunicação Consciente faz alusão à reflexão em torno da forma como a escola, pais e alunos podem interagir com vistas a facilitar o relacionamento interpessoal e, por consequência, todos alcançarem o objetivo comum que é o desenvolvimento dos alunos em sala de aula e fora dela.

Piloto do programa Comunicação Consciente tem impacto positivo

O programa-piloto reuniu mais de 60 pessoas entre colaboradores, professores, coordenadores e gestores educacionais, além decerca de 70 pais, em dias diferentes, com foco em facilitar o diálogo fazendo uso dos conceitos da comunicação não violenta ao dia a dia da escola. Os resultados se mostraram positivos.

  • 92% dos gestores, educadores e colaboradores impactados pela atividade, consideraram muito importante a troca de experiências proporcionada
  • 45% deles afirmaram que “o conteúdo impactará positivamente e imediatamente suas ações na vida pessoal e profissional”

O especialista em gestão de pessoas e diretor executivo do Instituto Bem-Te-Vi, Iuri Storch, foi convidado para trabalhar o tema junto a cada um dos públicos, com conteúdo dirigido e focado nas dificuldades e desafios enfrentados por cada um deles no dia a dia escolar ou em casa.

“A Comunicação não violenta é um assunto que faz parte da atualidade. Podemos construir ou destruir com a palavra. E a ideia de juntar pais, alunos e escola para refletir e pensar sobre isso, com vistas no melhor aprendizado e desempenho psicossocial dos alunos em sala de aula, faz bastante diferença. Estamos muito felizes e confiantes nos resultados do programa pelo que já temos vivenciado até aqui”, disse Paola Bronzati Teodora, gestora administrativa do Colégio Rumo Inicial.

Compartilhe: