Skip to main content

Público pode escolher seu projeto favorito entre os 10 finalistas do programa da Samsung até 28 de novembro

As votações do Júri Popular da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil já estão abertas, permitindo que qualquer pessoa escolha seu projeto favorito entre os finalistas do programa global de cidadania corporativa da Samsung. Até 28 de novembro, às 23h59, o público pode acessar o site oficial do programa, conhecer as iniciativas e registrar seu voto.

A cerimônia de celebração da edição acontece no dia 2 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Samsung Brasil no YouTube. Além de divulgar o resultado do Júri Popular, o evento anunciará os três projetos vencedores nacionais, selecionados por uma banca avaliadora especializada.

“Chegamos a uma etapa importante do Solve for Tomorrow Brasil, que é quando temos a chance de mostrar apoio aos alunos de suas comunidades”, afirmou Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina. “É um momento para incentivar os finalistas antes de sua apresentação para a banca e reconhecer o empenho que tiveram nessa jornada.”

Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, reforçou que a etapa aberta ao público fortalece a conexão entre escola e comunidade. “O Solve for Tomorrow coloca os estudantes como protagonistas na identificação e resolução de problemas reais. Convidamos todas e todos a conhecerem os projetos finalistas, que revelam a potência das escolas públicas e o compromisso com um futuro mais sustentável”, disse.

Foto: divulgação

Finalistas do Solve for Tomorrow Brasil 2025

Os 10 projetos selecionados representam diferentes regiões do país e abordam desafios ambientais, sanitários, tecnológicos e sociais:

  • Filtrocre – Filtro Mineral para Tratamento de Água com rejeitos de Granito Ocre
    Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Rodrigues de Oliveira – Pedra Branca (CE)
  • Efeito de Extratos Vegetais em Aedes aegypti
    Centro de Ensino em Período Integral Dom Veloso – Itumbiara (GO)
  • Projeto-occhio
    Escola Técnica Estadual Lauro Gomes – São Bernardo do Campo (SP)
  • ArapainaAtivo – Biofiltro de água com carvão ativado de ossada de pirarucu
    Escola Estadual José Mota – Manacapuru (AM)
  • Ecoluz Trap – Tecnologia de baixo custo contra vetores
    IFPA – Campus Industrial de Marabá (PA)
  • Erva de Santa Maria – Sabonetes antipulgas sustentáveis
    Escola Herbert de Souza – São José dos Pinhais (PR)
  • Painéis Ecológicos com cascas de mandioca e ovos
    EEEM Padre Marino Contti – Mãe do Rio (PA)
  • Bioconcreto
    IFRN – Campus São Paulo do Potengi (RN)
  • Apollo SPX (Solid Propellant Experiment)
    Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido – Cuité (PB)
  • BabaçuTech – Soluções sustentáveis para a Amazônia Maranhense
    Instituto Estadual do Maranhão – São Luís (MA)

Como o Solve for Tomorrow forma jovens protagonistas em ciência e tecnologia

Presente no Brasil desde 2014, o Solve for Tomorrow combina webinars, workshops e mentorias que aproximam ciência, criatividade e impacto social do cotidiano escolar. Em 2025, o programa registrou um aumento de 28% no número de projetos inscritos, além de um crescimento de 72% na participação de professores. A presença feminina também se destacou, com 111% mais professoras e 10% mais alunas envolvidas na edição.

Neste ano, mais de 2.500 horas de capacitação foram oferecidas para estudantes e docentes em encontros online e presenciais. Desde sua chegada ao país, o programa já impactou 185 mil alunos, 42 mil professores e mais de 8 mil escolas públicas em todas as regiões. A expansão dos números reflete uma tendência consolidada: escolas que mobilizam ciência e tecnologia para resolver problemas reais desenvolvem estudantes mais críticos, engajados e preparados para enfrentar desafios contemporâneos — ambientais, sociais e científicos.

Compartilhe: