Skip to main content

Novo podcast da SOS Educação objetiva acolher e debater situações vividas por gestores escolares

Ao redor de todo o mundo, pesquisas mostram que os profissionais da educação seguem enfrentando os impactos deixados pelo período de escolas fechadas. Além de todo o estresse gerado no processo de retorno às aulas presenciais, há desafios de lacunas de aprendizagem e habilidades socioemocionais que precisam ser superados.

Nas escolas, a equipe de gestão segue tentando equilibrar o dia a dia repleto das demandas que já faziam parte da Educação com questões de saúde mental dos professores e atendimento às famílias dos alunos — cada vez mais carentes de suporte e apoio com a rotina escolar dos filhos.

Foi a partir desse ponto que nasceu o Podcast SOS Gestor Escolar. A proposta é torná-lo um ponto de encontro com o Gestor Escolar, no momento e no local que ele escolher. A cada semana, Roberta e Taís Bento compartilham histórias reais que representam desafios vivenciados por outros gestores, ou que podem inspirar ações preventivas dentro de cada escola.

O Podcast SOS Gestor Escolar terá episódios todos os sábados, nas plataformas de Podcast e no Youtube, em formato de VídeoCast. O primeiro episódio já pode ser acessado por este link.

Conheça a dinâmica dos episódios semanais do podcast SOS Gestor Escolar

A cada episódio, em uma conversa leve, as especialistas apresentam um caso enviado por um gestor escolar. O programa traz sempre um desafio envolvendo professor, aluno, família, colaborador ou parceiro da escola e cuja solução para o enorme transtorno gerado precisou ser encontrada pelo gestor.

Depois de compartilhar a situação-perrengue-problema, as apresentadoras do podcast apresentam a sugestão que dois outros diretores de escola enviaram sobre como teriam resolvido aquela questão. E então contam como o gestor que enviou aquele caso encontrou uma solução.

Por fim, Roberta e Taís falam sobre estratégias que ajudam a prevenir, dentro da escola, o surgimento de casos do mesmo tipo. Nesse momento, fazem sugestões baseadas em teorias de Liderança e Gestão, além de toda a experiência e prática como professoras, gestoras e profissionais em busca de recursos para a melhoria da qualidade na educação do nosso país.

“Para quem não vive o contexto da escola todos os dias, alguns dos casos que contamos vão parecer ficção. São todos, porém, casos reais. Eis o porquê sempre começamos um episódio com o lema ‘quem trabalha na Educação pode até morrer de susto, mas de tédio, jamais!’, também como forma de trazer leveza para os dias tão estressantes que o gestor vem enfrentando há tanto tempo”, afirmou Roberta Bento.

Compartilhe: