Principal atração do SXSW 2023 foi a palestra da futurista Amy Webb. A finteck brasileira Educbank também foi premiada no evento
Uma das principais atrações do South by Southwest (SXSW), festival de inovação que é um termômetro para o setor da tecnologia e futuro do trabalho, é o tradicional relatório Tech Trends Report. É um material levado ao evento, tradicionalmente, pela renomada futurista especializada em futuro da tecnologia, Amy Webb — que lançou um questionamento importante durante sua palestra.
“E se a internet estiver realmente se transformando em algo diferente e não estamos vendo esses novos padrões? Qual é o futuro?”, indagou a futurista americana, professora de Previsão Estratégica na Stern School of Business da Universidade de Nova York e fundadora e CEO do Future Today Institute.
Além de apresentar as principais previsões para os próximos anos, a especialista em futuros alertou as líderes do setor para as possíveis oportunidades que surgirão. E também para desastres que podem resultar do mal uso de novas tecnologias.
“No final desta década, a forma como pesquisamos e consumimos informações será radicalmente diferente. Portanto, não podemos chamar o que está por vir de internet, ou preencher o espaço em branco. Não é a internet dos comportamentos. E não é a internet de tudo. É algo fundamentalmente diferente. E não estamos preparadoa para isso”, disse.
Inteligência artificial, metaverso, Web3, computação quantica, 6G — todos integram o relatório de Amy Webb. E a maioria deverá afetar os sistemas de educação em todo o mundo. Especialmente aqueles que seguem a tendência de preparar alunos para as habilidades necessárias ao mercado de trabalho do futuro.
Educbank representa a América Latina no SXSW Innovation Awards 2023
Entre os mais de 50 finalistas da 24ª edição do SXSW Innovation Awards distribuídos em 14 categorias, a fintech brasileira Educbank foi a única companhia do Brasil e da região latino-americana anunciada como finalista na edição de 2023. Concorrendo na categoria Impacto Social, a fintech foi selecionada pelo seu propósito de ampliar o acesso à educação de qualidade no Brasil ao apoiar financeiramente escolas de alto potencial.
O objetivo da premiação é selecionar e reconhecer os projetos digitais mais inovadores, disruptivos e visionários que indicam caminhos para o futuro dos Estados Unidos da América e de todo o mundo. Os finalistas foram escolhidos por um júri de especialistas da indústria de cada categoria (que vão de Inteligência Artificial a Impacto Social e Sustentabilidade).
“A cada dia que passa, temos visto crescer o número de projetos inovadores na América Latina. Por isso, premiações e reconhecimentos como este do SXSW Innovation Awards, são fundamentais para estimular o surgimento de novas iniciativas e chancelar aquelas que são comprovadamente compromissadas com a inovação. O fato de sermos premiados é reflexo de que a inovação baseada em produtos financeiros para a educação básica tem uma relevância expressiva”, disse Danilo Costa, fundador do Educbank.
Fundado em 2020, o Educbank surgiu alinhado à Agenda 2030 da ONU, em consonância com o ODS4 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade), utilizando como métrica os níveis de excelência do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que é organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Segundo dados da organização, mais de 90% da população brasileira não tem acesso à educação em padrão de qualidade internacional. Ou seja, mais de 40 milhões de estudantes no Brasil não têm acesso a escolas de qualidade, seja na esfera privada ou pública.
“A principal mensagem que a comunidade presente no SXSW passou ao escolher o Educbank como o ganhador no prêmio de inovação na categoria People’s Choice é que, a partir de agora, o setor de educação básica na América Latina está oficialmente validado pela comunidade internacional de inovação”, afirmou Danilo Costa, fundador da companhia.
Pela inovação pautada em impacto social, o Educbank foi eleito em 2021 pela London School of Economics and Political Science (LSE) em uma competição global como uma das companhias mais inovadoras, sendo a única brasileira a ganhar o prêmio. A fintech também se tornou membro do AWS EdStart – programa internacional da Amazon para acelerar startups de tecnologia educacional. Para conhecer os demais finalistas do SXSW Innovation Awards de 2023, acesse este link.