Reconhecimento facial pode ser uma ferramenta útil para a segurança dos ambientes educacionais
A segurança nas escolas é um tema que vem sendo cada vez mais abordado no Brasil e no mundo. Após uma onda de ataques em unidades educacionais em todo o país, o governo federal anunciou um aporte financeiro a estados e municípios para o reforço da segurança no entorno das escolas, além de promover a criação de comitês que discutam soluções para o assunto.
A proteção dessas instituições é uma questão fundamental para garantir um ambiente de aprendizado saudável e seguro para alunos, professores e funcionários. Nesse contexto, o investimento em tecnologias, como câmeras de vigilância, rastreabilidade e controle de acesso por meio de reconhecimento facial, vêm se mostrando recursos eficientes no combate à violência.
O controle de acesso por reconhecimento facial é a mais nova tendência de segurança em escolas brasileiras. Esse sistema permite identificar e autorizar o acesso de pessoas por meio da análise do rosto, o que garante maior segurança e controle de quem entra e sai da escola.
“Esse recurso já é muito comum em condomínios residenciais e, agora, também vem se popularizando nas instituições de ensino. Desde o ano passado estamos focados em atender as necessidades desse nicho, que vem nos procurando com mais frequência e com muitas preocupações em relação à proteção e segurança dos alunos”, explicou Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções de ponto, acesso e presença que criou o Simpax Escola, uma plataforma completa voltada para a segurança em ambientes escolares.
O controle de acesso por meio de reconhecimento facial funciona a partir de um banco de dados. A escola pode cadastrar e descadastrar alunos, professores, funcionários, pais, entre outros. Isso evita a entrada de pessoas não autorizadas, reduzindo assim os riscos de incidentes e acidentes.
O sistema pode ser programado para autorizar a entrada de acordo com o perfil do usuário, o que significa que só terão acesso a determinados locais e recursos aqueles que estiverem previamente autorizados. Isso ajuda a manter a ordem e a segurança dentro das áreas restritas da unidade de ensino, como laboratórios, refeitórios, almoxarifados, etc.
Reconhecimento facial também auxilia na vigilância ao entorno das escolas
Segundo Ristow, até pouco tempo as organizações de ensino procuravam por soluções simples de controle de acesso, porém, agora a busca é por recursos tecnológicos focados não apenas no controle, mas também na segurança.
“O foco das escolas eram as catracas eletrônicas, hoje, isso já mudou. Agora os gestores educacionais precisam se preocupar em formar barreiras de segurança que identifiquem, registrem e permitam ou não o acesso de pessoas e veículos. No momento, o reconhecimento facial é o recurso que apresenta melhores resultados para essa finalidade”, disse.
Além disso, a tecnologia também permite monitorar a frequência dos alunos, o que pode ajudar na gestão escolar e no controle de presença nas salas de aula. Outra vantagem do controle de acesso por reconhecimento facial nas escolas é a possibilidade de personalização das permissões de acesso.
Nos horários de entrada e saída de alunos, uma enorme fila de carros tende a se acumular pelas ruas, causando transtornos para a região. Aliada à tecnologia de reconhecimento facial, a Simpax lançou também um recurso para gestão inteligente de acesso de veículos nas escolas, com o objetivo de ajudar no fluxo e na segurança dos alunos.
“Desenvolvemos um sistema que fica acoplado às cancelas de acesso às escolas e que funciona também por reconhecimento facial. Como o sistema de monitoramento das escolas é todo integrado, é possível que o responsável seja notificado da saída do estudante e se dirija ao local na hora exata, evitando o acúmulo de filas desnecessárias”, explicou Ristow.
A utilização desse tipo de tecnologia pode ajudar ainda a criar um ambiente mais moderno e inovador, o que pode ser uma vantagem competitiva para as escolas que desejam atrair mais alunos e melhorar sua reputação diante de seus concorrentes. O uso de controle de acesso por reconhecimento facial é uma tecnologia avançada que demonstra compromisso com a segurança e com a modernização das escolas.