Skip to main content

Ações gratuitas são oferecidas durante a 11ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef) pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF)

O cenário da inadimplência entre os jovens adultos brasileiros reforça a necessidade de instruir a nova geração sobre o assunto. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa de março de 2024, pessoas de 18 a 25 anos representam aproximadamente 12% dos negativados por não conseguirem pagar suas contas em dia.

Pensando nisso, o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) realiza, desde 2014, a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef). A 11ª acontece de 13 a 19 de maio. O evento oferece atividades gratuitas e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.

Para ajudar adolescentes a iniciar a fase adulta com conhecimento sobre educação financeira, é disponibilizada uma trilha de aprendizagem com 13 episódios em vídeo. O material reúne dicas e informações importantes sobre o assunto, sempre com uma linguagem descomplicada e conectada com a geração Z. A série promove, de um jeito leve e descontraído, a introdução ao universo financeiro.

“Aumentar o acesso dos adolescentes à informação de qualidade sobre assuntos financeiros e econômicos vai ajudá-los a lidar de forma mais consciente com o dinheiro, a desenvolver o senso crítico e a tomar decisões de forma consciente. A economia não deve ser um assunto exclusivo da fase adulta, ela faz parte de todas as etapas da vida”, explicou a editora-chefe do TINO Econômico, Camila Pamplona.

Também é possível aprender conceitos e ferramentas que fazem parte da rotina dos consumidores, como o uso do cartão de crédito, a mecânica dos juros, os tipos de empréstimos disponíveis e quais os mais propícios para cada situação. Entender como começar a se planejar e os primeiros passos para investir são outros temas que compõem a série, disponível neste link.

Semana Enef também disponibiliza capacitação para professores

Outra iniciativa na Semana Enef auxilia educadores no desenvolvimento de habilidades financeiras para aplicarem os conhecimentos de forma assertiva em sala de aula. O curso gratuito de educação financeira para professores é ministrado por Gilberto Gil Passos, também docente de matemática e fundador da OBInvest.

Com quatro horas de conteúdo, distribuídas em aulas gravadas, exercícios e um encontro ao vivo no dia 16 de maio, a capacitação aborda ensinamentos ligados ao planejamento financeiro, a importância dos investimentos, metas financeiras, reserva de emergência, juros compostos, entre outros conteúdos.

O especialista em finanças lembra que a educação financeira está prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que as escolas devem inclui-la como conteúdo transversal, a ser abordado nas diversas disciplinas.

“O professor é a porta de entrada para promover esse ensino em sala de aula. Quanto mais bem preparados estiverem, melhor irão transmitir o conhecimento de maneira mais clara e atrativa para os alunos. Além disso, não se trata apenas de auxiliar na formação curricular. O professor possui influência direta nos alunos, é capaz de inspirar os estudantes a partir de exemplos de vida”, disse Passos.

Os participantes ainda terão a oportunidade de interagir e trocar experiências com uma comunidade de educadores interessados no assunto e terão certificado digital. As inscrições no Curso de educação financeira para professores podem ser efetuadas neste link.

Compartilhe: