Webinar para educadores de todo o país destaca o papel da diversidade, do protagonismo juvenil e dos projetos com propósito social
Com inscrições abertas para sua 12ª edição, o programa Samsung Solve for Tomorrow Brasil promoveu, na semana passada, um webinar gratuito voltado a professores e educadores de todo o país. O objetivo foi discutir caminhos para tornar as escolas mais justas, colaborativas e conectadas à realidade dos estudantes, por meio da valorização da diversidade e do protagonismo juvenil.
O evento foi conduzido por Alex Moreira Roberto, especialista em impacto social e políticas públicas, e por Jefferson Meneses, consultor educacional. A partir de cinco blocos temáticos, a conversa abordou tópicos como educação problematizadora, integração curricular com justiça social e a construção de projetos com foco em equidade e inovação.
Meneses destacou que os projetos desenvolvidos por iniciativas como o Solve for Tomorrow são uma oportunidade para o desenvolvimento de competências essenciais, como pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas. Para ele, a conexão entre o que os alunos aprendem e vivem é chave para engajar a juventude.
A trilha de reflexões abordou ainda a importância de reconhecer um “bom problema” como ponto de partida para projetos escolares significativos, e destacou o papel da educação integral na formação cidadã. O STEM, segundo Meneses, é uma abordagem que favorece a aprendizagem ativa e a construção de soluções com propósito social.
No Brasil desde 2014, o Solve for Tomorrow já envolveu mais de 179 mil alunos, mais de 39 mil professores e 7 mil escolas públicas em todo o país. O programa está está com inscrições abertas para sua 12ª edição até o dia 30 de junho.
Ciência e tecnologia a serviço da transformação social
Durante o evento, foram apresentados fatores essenciais para garantir equidade em projetos educacionais: diagnóstico de necessidades, diversificação metodológica, uso acessível da tecnologia e construção de ambientes seguros e representativos. Para Jefferson, essas ações são fundamentais para um ensino que transforma.
O diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para América Latina, Helvio Kanamaru, destacou o papel central dos professores na construção de uma educação inovadora. “Nada disso é possível sem o engajamento dos educadores, que são os verdadeiros agentes de transformação”, afirmou.
Presente no Brasil desde 2014, o Solve for Tomorrow já envolveu mais de 179 mil alunos, 39 mil professores e 7 mil escolas públicas. Em 2024, o programa cresceu 42% no número de docentes participantes e 10% no total de estudantes inscritos. A participação feminina também aumentou 37,9% em relação ao ano anterior.
Na América Latina, a iniciativa já alcançou mais de 400 mil educadores e estudantes em 21 países. A plataforma Solve for Tomorrow LATAM disponibiliza práticas pedagógicas e materiais de apoio para fortalecer o uso do STEM em sala de aula, com foco em projetos inovadores e transformação social.