Skip to main content

Instituições de ensino buscam criar um ambiente mais dinâmico inserindo tecnologia na sala de aula: confira os principais 3 benefícios

Cada dia mais, a tecnologia influencia diversos setores da sociedade. E não é diferente quando usada em sala de aula. Atualmente, com notebooks, smartphones, lousas digitais, tablets, inteligência artificial, aplicativos, entre outras coisas, a presença das novas tecnologias na educação é ainda mais visível.

Para Maria Claudia Amaro, CEO e fundadora da Rhyzos — holding do setor de educação que se dedica à transformação positiva do ensino —, a partir do estímulo à capacitação e à adoção de novas metodologias, a tecnologia ajuda a transformar o processo de ensino e aprendizagem dentro das instituições.

Mas a especialista frisou a importância de serem incluídas para auxiliar as metas do plano pedagógico e os valores das escolas.

“Existe uma geração nova chegando às escolas que está crescendo com a tecnologia fazendo parte do seu desenvolvimento. Por isso, entender como ela influencia em sala de aula ajuda os professores a incluírem novos recursos e formatos de materiais ao fazerem seus planos de aula”, explicou Maria Claudia Amaro.

Confira os 3 benefícios da tecnologia nas salas de aula

A Rhyzos mantém o Portal Rhyzos e também conta com a Academia Rhyzos, plataforma virtual de capacitação que oferece cursos ágeis para professores e gestores.

As aulas são elaboradas em parceria com professores e especialistas, apresentando temas que nem sempre são tratados na formação tradicional. Além disso, a empresa engloba o Twice, um sistema de ensino bilíngue cuja metodologia inclui treinamento dos professores, material didático e recursos lúdicos e pedagógicos.

Mas, afinal, quais são os benefícios da tecnologia nas salas de aula? Entre os diversos pontos positivos, a CEO da Rhyzos listou os 3 benefícios que considera os principais, nos dias de hoje.

1 – Melhora o engajamento dos alunos
Prender a atenção dos alunos é o desafio que todo professor enfrenta. O uso de aplicativos educacionais, vídeos, quiz interativos, áudios e outros recursos ajuda a aumentar o engajamento dos alunos e perceber como a tecnologia influencia em sala de aula.

“Os materiais multimídia dão movimento às aulas e passam a bola para o aluno conduzir seu aprendizado, mostrar o que aprendeu e receber o apoio do professor”, explicou a CEO.

A tecnologia também ajuda os alunos a entenderem melhor como um desastre natural acontece através de um simulador. Ou ver uma obra de arte famosa do museu, fazendo um tour virtual.

2 – Expande as fronteiras do aprendizado

Com o uso da tecnologia, os professores podem expandir as fronteiras de aprendizado, usando um vídeo, o tour virtual de um museu, jogos interativos, fotos e muito mais.

“Pense em como a tecnologia influencia em sala de aula nas escolas rurais ou de cidades pequenas que estão longe dos grandes centros urbanos”, frisou Maria Claudia Amaro.

Com acesso à internet e computadores disponíveis, os alunos podem aprender sobre história, geografia, economia, sustentabilidade, etc. Além disso, com recursos como os aplicativos de videoconferência, especialistas podem fazer palestras para os alunos, aproximando-os de novas experiências.

3 – Incentiva o autoaprendizado

Outro ponto que evidencia como a tecnologia influencia em sala de aula é no incentivo ao autoaprendizado. Em uma turma, o aprendizado nunca acontece de maneira igual para todos. Aqueles que têm mais dificuldades ficavam facilmente para trás no passado.

Hoje, com a tecnologia, esses alunos podem rever o conteúdo da sala de aula, ter acesso a materiais extra e exercícios online para testar o aprendizado. Dessa forma, o aluno pode usar seu tempo extraclasse para reforçar os conteúdos mais difíceis e se manter no mesmo nível da turma.

Os alunos que gostam de desafios e tem curiosidade também podem ser orientados pelo professor sobre onde encontrar outros materiais ricos sobre o tema da aula.

“As maneiras como a tecnologia influencia em sala de aula são diversas e vão além da lista acima. Mas a partir desses 3 benefícios, é possível planejar quais tecnologias podemos usar em sala de aula. Os benefícios são visíveis e, ao que tudo indica, a tecnologia estará cada vez mais presente na educação”, disse a CEO da Rhyzos.

Compartilhe: