Skip to main content

A tecnologia 5G beneficiará mais de 18 mil estudantes e professores, além de fomentar a criação de um ecossistema de inovação no Paraná

Ligga, operadora em telecomunicações no Paraná, e o Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz), em Curitiba, inauguraram a primeira rede privativa 5G em uma universidade no país. Com o suporte da empresa Databahn Solutions, a rede 5G do campus do UniSantaCruz gerará um impacto positivo tanto na indústria de telecomunicações quanto no setor de inovação, refletindo diretamente no avanço da educação no estado.

A nova tecnologia beneficiará mais de 18 mil estudantes e professores. A rede permitirá a exploração e os testas de novas aplicações com uma velocidade de conexão até 100 vezes mais rápida do que uma rede de banda larga convencional. O CEO da Ligga, Wendell Oliveira, destacou que a operadora pretende expandir o acesso à conectividade no Paraná e desenvolver soluções que otimizem o uso do 5G, com ênfase no crescimento das empresas.

“A Ligga tem orgulho de ser parceira da educação em Curitiba e no estado do Paraná. Levamos conectividade para mais de 1.800 escolas estaduais, beneficiamos mais de 30 mil alunos e professores em áreas rurais, aldeias indígenas e comunidades remanescentes de quilombos. Embora haja muito por fazer, estamos empenhados em ampliar o acesso à conectividade em todo o estado e em desenvolver soluções que aproveitem ao máximo o potencial do 5G, com foco no crescimento empresarial”, explicou o executivo.

O CRO da operadora, Rafael Marquez, destacou o caráter inovador e as perspectivas proporcionadas pela implementação da rede 5G. “A tecnologia da rede privativa beneficia tanto a educação quanto a indústria, o agronegócio, o varejo e a saúde. Ela possibilita um maior controle e monitoramento dos processos por meio da IoT, além de oferecer soluções imersivas, como a realidade virtual. Essa é uma oportunidade única para impulsionar a inovação e posicionar o Paraná na vanguarda do desenvolvimento tecnológico no país”, pontuou.

Rede 5G na UniSabtaCruz possibilitará o uso de várias ferramentas tecnológicas

Entre as iniciativas a serem implementadas por meio da nova rede 5G do UniSantaCruz se destacam o uso de óculos de realidade aumentada para análises detalhadas de tecidos humanos, a instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos EAD para uma visão abrangente e interativa das aulas, escaneamento facial para liberação das catracas, check-in automático nas aulas, totem interativo de atendimento aos estudantes para emissão de boletins, horário das aulas, entre outros.

Para a presidente do UniSantaCruz, Amanda Brito, o 5G possibilitará a criação de um ecossistema de inovação no Paraná. “Nosso objetivo é transformar a instituição e fortalecer o mercado de trabalho. Queremos inspirar a criação de soluções e impulsionar o crescimento econômico e social”, disse.

Presentes ao evento de lançamento da rede privativa 5G: o CEO da Ligga, Wendell Oliveira; a presidente do UniSantaCruz, Amanda Brito; e o CRO da operadora, Rafael Marquez

O reitor Roger Bicalho acrescentou que o UniSantaCruz deu um passo significativo para se tornar a instituição de ensino superior mais tecnológica do Brasil. “A conquista demonstra o nosso compromisso com a oferta de educação de alto nível que prepara os alunos para os desafios e oportunidades do mundo de amanhã. Agradeço a todos que trabalharam para que esse projeto se tornasse realidade, à Ligga por suas soluções de conectividade, à Databahn Solutions pela tecnologia e ao grupo ABL pelo espírito inovador”, afirmou.

Compartilhe: