Protótipo multifuncional e sustentável ficou em primeiro lugar entre os vencedores da premiação Smasung Solve for Tomorrow Brasil
O Solve For Tomorrow Brasil, programa de cidadania corporativa da Samsung, encerrou sua 10ª edição com uma cerimônia de premiação que teve como ganhadores alunos de Porto Velho, Rondônia. A equipe ficou em primeiro lugar entre os Vencedores Nacionais com o projeto NanoFotoCream: antioxidante, fotoprotetor com ação repelente, criado a partir da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
“Os projetos apresentados no Solve For Tomorrow Brasil mostram que os estudantes estão atentos ao bem-estar das pessoas e do planeta. No projeto desenvolvido pelos alunos de Rondônia, observamos uma importante solução para combater questões de saúde da população, além da sustentabilidade aplicada no protótipo para evitar danos ao meio ambiente”, disse Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014. A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. Em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
Confira alguns detalhes sobre o protótipo desenvolvido pelos vencedores do Solve For Tomorrow Brasil 2023
A ideia do projeto foi criar um produto sustentável e de fácil aplicação com uma fórmula que pudesse ser incorporada em bases farmacêuticas simples, para alcançar a população com baixo poder aquisitivo. A equipe decidiu aplicar a nano encapsulação no protótipo, proporcionando ação repelente e proteção solar, para combater o envelhecimento precoce da pele e outros problemas causados pela exposição ao sol.
No período de testes, a equipe deixou o protótipo em contato com pele animal em ensaios que duraram cerca de 12 horas. Eles colocaram toda a atenção e cuidado na interpretação dos dados obtidos na testagem para garantir o funcionamento de seu produto. “Este é o tipo de projeto que inspira outros estudantes a adentrarem o mundo da ciência e nós esperamos receber cada vez mais jovens participando da iniciativa com esse objetivo”, disse Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
Para Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve for Tomorrow Brasil, é gratificante conhecer propostas criativas e inovadoras que a cada ano surgem e se desenvolvem em escolas públicas por todo o país.“O projeto da equipe de Porto Velho foi premiado por se destacar pela relevância científica e tecnológica, pelo potencial transformador e pela aplicabilidade, entre outros aspectos. Ele mostra como o trabalho por projetos na escola pode contribuir tanto para a resolução de desafios reais quanto para a inovação dos métodos de ensino e aprendizagem”, acrescentou.