Skip to main content

O maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina começa nesta terça, 23, e vai até o dia 26 para provar que é possível inovar com propósito na Educação

Finalmente está chegando ao fim a espera de quase um ano: a Bett Brasil 2024 acontece nesta semana. O maior evento de inovação e tecnologia para a educação na América Latina toma conta do Expo Center Norte, em São Paulo, desta terça, 23 de abril, até sexta, dia 26. Encontro marcado entre educadores, gestores, mantenedores e desenvolvedoes de ferramentas tecnológicas para educação, na 29ª edição as discussões vão girar em torno do tema principal, “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”.

O tema principal proposto para a Bett Brasil 2024 está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU – notadamente o ODS 4, ao se referir à educação inclusiva e de qualidade, com oportunidades iguais de aprendizagem ao longo da vida de todos e todas e equidade de acesso. Sua proposta está sustentada na contemporaneidade e na visão de futuro, além de acompanhar e dialogar com as constantes mudanças educacionais, provocadas pelas inovações e, inexoravelmente, pelas transformações sociais.

Para Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil, a mensagem dessa escolha é evoluir para além da simples adoção de novas ferramentas, dispositivos, gadgets, softwares, hardwares, diversificados meios tecnológicos e digitais e Inteligência Artificial.

“É imperativo que tudo isso dialogue com as constantes transformações sociais, a fim de preparar os indivíduos para enfrentar os desafios globais existentes hoje e que estão por vir, com relação ao uso criativo de novas abordagens e metodologias, desenvolvimento de competências e desenho de soluções para problemas reais”, explicou.

O educador21, parceiro de produção de conteúdo e apoiador do evento, realiza uma ampla cobertura, pré e pós Bett, trazendo todos os insights dos temas em alta nas discussões do meio educacional. Acompanhe nas nossas redes e confira mais detalhes sobre a Bett Brasil 2024 na seção “Especial Bett”, aqui no nosso portal.

Relembre os subtemas que serão abordados na Bett Brasil 2024

Sendo assim, tanto o Congresso como a feira de expositores e demais áreas de atividades paralelas da Bett Brasil 2024 debaterão as principais questões que norteiam e centralizam as discussões sobre os aspectos sociais, econômicos, emocionais e educacionais que pautam o dia a dia da sociedade brasileira, como se observa nas arenas “figitais”, ou seja, físicas e digitais.

Esses temas transversais serão distribuídos em seis subtemas, que nortearão tanto as discussões do Congresso de Educação Básica e do Ahead by Bett, evento dedicado à Educação Superior e Profissional, e demais outras atrações do evento.

  • Equidade com Qualidade – tratará da personalização do ensino, a partir da adoção de abordagens educacionais que se adaptam às necessidades e estilos de aprendizagem individuais, da democratização e do acesso à Educação, da cultura, do lazer e dos esportes como espaços formativos e de repertórios de aprendizagem.  O subtema inclui ainda questões sobre diversidade e inclusão no ambiente educacional, equidade de gênero e formação de professores para lidar com a diversidade em sala de aula.
  • Cultura Digital – traz para o debate as imprescindíveis discussões que abrangem a aplicação da Inteligência Artificial e outras inovações que melhoram a qualidade da aprendizagem, a integração e os conceitos do pensamento computacional da BNCC no Currículo, Ética Digital, Educação Midiática e Cidadania Digital.
  • Conexões Humanas – direcionará os debates para a educação parental, comunicação efetiva, estratégias para prevenir a evasão escolar, gestão de pessoas, o papel dos estudantes como protagonistas de sua própria educação e a imprensa especializada em educação.
  • Aprendizagem Transformadora – trata de Inteligência dos Dados, Avaliação Formativa e Processual, Novo Ensino Médio, Aprendizado Contínuo ao Longo da Vida (Lifelong Learning) e o potencial do Deep Learning.
  • Inteligência Socioemocional – especialistas e educadores dialogarão com o público sobre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, bem-estar mental e saúde emocional, cultura de empatia e respeito, aprendizagem socioemocional integrada ao currículo e avaliação das aprendizagens socioemocionais.
  • Futuros Sustentáveis – temas abarcando a Educação para Sustentabilidade – com base nas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) – no currículo educacional, assim como a educação climática, profissões do futuro, educação financeira e a geração “nem-nem”, que nem estuda nem trabalha.

Mês novo, casa nova e outras novidades nesta edição

Além do novo mês de realização e novo local, entre as novidades, o evento abre a partir de 2024 espaço exclusivo para a Educação Pública, com palestras abertas e gratuitas para o público geral. A área terá um auditório no qual serão realizadas sessões para debater e apresentar metodologias, ideias e cases para a educação pública. Esta edição também prioriza o protagonismo dos estudantes.

A Bett Brasil terá uma atividade especial com participação de alunos de escolas públicas e privadas chamado projeto “Juventude Bett”. Haverá um momento dedicado à escuta atenta de estudantes com seus variados perfis e experiências, refletindo a pluralidade e a diversidade presentes nas escolas brasileiras.

propósito na educação

Esta edição também marca a abertura do espaço exclusivo para a Educação Pública, com palestras abertas e gratuitas para o público geral, exposições de soluções de impacto no segmento e palestras sobre os desafios e perspectivas do ensino público. A área terá um auditório no qual serão realizadas sessões para debater e apresentar metodologias, ideias e cases para a educação pública, além de uma área de exposição para projetos de impacto na educação pública desenvolvidos por organizações do terceiro setor, lounge para a troca de experiências e compartilhamento de iniciativas.

“O ‘core business’ da Bett Brasil, bem como da Bett Global, é justamente promover ações em prol da educação abrangente, diversa e inclusiva, de forma equânime, com qualidade e que abarca inovação e tecnologia. Isso sem deixar de lado a abordagem crítica, as competências e habilidades interpessoais, emocionais e tecnológicas, integradas ao currículo, sendo instrumentos para a evolução de nossos estudantes para um mundo digitalmente conectado”, afirmou Cláudia Valério, diretora-geral da Bett Brasil.

Também na área dedicada à Educação Pública será apresentado o relatório inédito da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre saúde mental e socioemocional, chamado de PISA Socioemocional. A pesquisa foi realizada em Sobral (CE), sendo a primeira vez que o Brasil participa; inédito também entre os países da América Latina.

O lançamento mundial será anunciado na Bulgária, no dia 26 de abril (às 7h no Brasil), e na Bett Brasil, no mesmo dia, a partir das 15h30, durante o painel “Lançamento de relatório da OCDE: como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?”, apresentado por Karen Teixeira, gerente de Pesquisa do Instituto Ayrton Senna, Herbert Lima, secretário da Educação de Sobral, e moderação do jornalista Antônio Gois.

Compartilhe: