Skip to main content

O Teams Automatizado é capaz de reduzir o trabalho operacional dos professores em 30% e facilita o desenvolvimento de atividades

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, um novo assunto recebe destaque: a volta às aulas em sistema híbrido e presencial. A Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, atenta ao debate e com o objetivo de promover a otimização do ambiente virtual escolar, vem auxiliando diversas instituições de ensino a implemepentar um dos softwares mais utilizados no meio acadêmico: o Teams Automatizado

O Teams Automatizado já impactou mais de 5 milhões de alunos e professores e foi implementado por grandes instituições de ensino, como o grupo Ser Educacional. É uma solução simples, que permite às escolas tirar muito mais proveito do Microsoft Teams. O programa é capaz de realizar a integração entre o Sistema de Gestão Escolar e o Teams, fazendo com que as plataformas “conversem” e funcione com base nas informações existentes no sistema de gestão.

O Ser Educacional, mantenedor das marcas Unama, Unissau, Uninabuco, UNG, Univeritas, Unifasb, Unijuazeiro, Unifacimed, Unesc Uninorte, implantou o Teams Automatizado para gerar melhorias e facilidades tecnológicas para os seus mais de 200 mil alunos. De acordo com a Ser Educacional, a inovação interna vem acontecendo com base na experiência do aluno e na identificação do quão digitais eles podem ser.

Sueli Trajano, gerente de Educação da Brainz Group, da qual a Big Brain faz parte, defende que tecnologia é indispensável para o processo educacional e o Teams Automatizado é o passo inicial para isso. “Não faz sentido uma escola ter o Teams, por exemplo, e ainda sofrer fazendo operações manuais para manter as aulas online. Por isso, a Big Brain quer mostrar que a automação pode facilitar e tornar acessível tudo que uma instituição de ensino tem de melhor”, disse.

Big Brain orienta a transformação digital da Ser Educacional desde 2017

Desde o início de sua jornada de transformação em 2017, com a Big Brain, a Ser Educacional já visava inserir a tecnologia como um apoio em tudo que ofereciam. Com isso, o Grupo passou a integrar a plataforma de colaboração e comunicação Teams, parte do Microsoft 365, dentro das salas de aula. No entanto, foi apenas após a necessidade do isolamento social que a ferramenta ganhou força entre os alunos, proporcionando um ponto de virada digital.

As principais aplicações e funcionalidades são inúmeras. Facilitar o ensalamento de aulas e otimizar o processo de ensino das instituições são os principais objetivos do programa. “Apesar de destinado para instituições de ensino e diretores escolares, o benefício é para todos. Nosso propósito é multiplicar a tecnologia e a Educação para todos”, explicou Sueli.

Com foco na gestão escolar, o Teams Automatizado é capaz de reduzir o trabalho operacional dos professores em 30%, que é o tempo estimado para organizar as aulas online, uma vez que os sistemas ainda não estejam integrados. Em segundo lugar, o diretor da escola passa a ganhar a possibilidade de integrar os dados dos alunos, que estavam anteriormente em outras plataformas. O resultado é o maior aproveitamento das aulas, notas e presença dos alunos, por exemplo.

Além do Ser Educacional, a Big Brain conta com diversas outras instituições que implementaram o Teams Automatizado, da educação básica ao ensino superior — como a PUC-MG, Estácio, YDUQS, Sesi, Escola Bosque e Escola Visconde de Porto Seguro. Na rede pública, a ferramenta é utilizada para integrar quase 3 milhões de alunos da rede de educação básica do Estado de São Paulo e do município do Rio de Janeiro.

Fundada em 2015, a Big Brain tornou-se a principal parceira da Microsoft na América Latina. A empresa desenvolve soluções de tecnologia educacional, empoderando instituições de ensino no processo de transformação digital e criação de projetos de educação tecnológica. Atualmente, o CEO Arioston Rodrigues está à frente da empresa, eferência em tecnologia educacional global, e atende as necessidades de gestores, professores e alunos das redes privadas e públicas, transformando o mercado de tecnologia educacional.

Com sede em Curitiba, a Big Brain recebeu diversos prêmios internacionais pelos seus produtos e serviços inovadores, como Latam (América Latina e região do Caribe) de Parceiros do Ano da Microsoft 2020, nas categorias Customer Experience (Experiências do Cliente) e Diversity and Inclusion Changemaker (Diversidade e Criador de Mudanças de Inclusão).

Compartilhe: