Skip to main content

Por contribuir com desenvolvimento social, a Camino School agora figura entre as dez escolas mais inovadoras do mundo em prêmio internacional

A CaminoSchool foi reconhecida como uma das dez escolas mais inovadoras pelo World’s Best School Prizes Celebrating – uma premiação internacional de educação voltada a escolas que fazem diferença na comunidade onde se inserem. Concebido e elaborado por professores e especialistas em educação, o prêmio é dividido em cinco categorias que consideram desde o apoio no desenvolvimento de habilidades socioemocionais até a criação de soluções para o aquecimento global e a crise climática.

Nesta segunda edição do prêmio, criado pela T4 Education em colaboração com Fundação Lemann, Accenture e American Express, a Camino obteve destaque na categoria “Innovation”. Por conta dos diversos projetos de impacto social que desenvolve, a instituição sobressaiu no quesito ideias, ferramentas ou práticas que rompem com a tradição e ajudam no enfrentamento de desafios estruturais da sociedade.

Por meio do ecossistema da educação, o World’s Best School Prizes busca acelerar o ritmo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, plano global que visa construir um mundo melhor até 2030 para todos os povos. Para cada uma delas, foi desenvolvido um conjunto rigoroso de critérios que julgaram e avaliaram as inscrições das escolas. Ser reconhecida como uma das escolas mais inovadoras do mundo motiva a Camino School a buscar mais soluções educacionais inovadoras que capacitem seus estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

“Nosso objetivo é proporcionar uma educação de qualidade, centrada no estudante, que nutra a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Estamos comprometidos em capacitar nossos estudantes a se tornarem cidadãos globais ativos, respeitando e valorizando a diversidade, promovendo a equidade e abraçando a individualidade de cada estudante”, disse Leticia Lyle.

Programas da Camino School: iniciativas de impacto para além da escola

Para além de avanços tecnológicos, como a compreensão de assuntos atuais como inteligência artificial nas escolas, o debate sobre inovação na educação precisa abranger temas como diversidade, formação adequada de professores e atenção à saúde mental de toda a comunidade escolar. Nesse sentido, a diretora da Camino School, Leticia Lyle, acredita que a busca de impacto social positivo é o que torna inovadora uma escola.

“Criar estruturas e processos que potencializam a relação entre inovação e desenvolvimento social é uma força poderosa que impulsiona o progresso no mundo complexo que vivemos. Acreditamos que cada aluno traz consigo uma riqueza de experiências e perspectivas únicas. Nossa missão é criar uma escola que verdadeiramente reflita a identidade e as necessidades dos nossos estudantes”, disse a diretora.

Entre as iniciativas desenvolvidas pela Camino para reforçar o compromisso social está o Alfabetização para a Vida – que alfabetiza adultos por meio da Aprendizagem Ativa. Outro programa da Camino School que promove transformações sociais é o Bolsas Caminantes, que mobiliza organizações e pessoas a custear bolsas de estudo para estudantes de baixa renda; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; pessoas com deficiência (PcD e PNE) ou com altas habilidades.

Além disso, buscando ajudar escolas públicas e particulares a adotarem uma postura antirracista no dia a dia, a Camino desenvolveu o Manual para Escolas Antirracistas, que traz orientações práticas e pedagógicas para auxiliar no enfrentamento do racismo estrutural. Além de orientações, o material traz dados atuais sobre a desigualdades de raça no país e um glossário de conceitos para o letramento racial.

E a Camino ainda criou, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) como parte da Estratégia de Desenvolvimento Socioemocional, financiada pelo Banco Mundial, um programa de desenvolvimento socioemocional que consiste em três materiais: um manual de implementação escolar, um guia para formação de facilitadores e um kit de atividades com planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse programa foi produzido e distribuído para escolas públicas de todo o Brasil.

Compartilhe: