Skip to main content

Na coluna de agosto, Leo Libman destaca a influência da tecnologia na educação global e o impacto das edtechs para construir um futuro diferenciado

“Uma tela jamais substituirá um professor.” Essa frase foi dita recentemente por Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco.

Particularmente, considero o futuro da educação incerto.

Alguns comentaristas audaciosos e mais radicais sugerem que o avanço tecnológico acabará com a necessidade de professores – ou pelo menos que, em um futuro próximo, os professores não serão tão necessários quanto são hoje. Com os tablets e conexão à internet mais acessíveis do que nunca, ambientes de aprendizado on-line e até mesmo professores robóticos, o futuro da educação pode ser muito diferente do que conseguimos enxergar nos dias de hoje. Não há como descartar a hipótese da remota possibilidade de que nossos netos possam ser ensinados por professores-robôs.

Apesar desta linha de raciocínio, defendo que, embora os laptops não sejam substitutos para bons professores, os robôs podem um dia ser capazes de auxiliar e complementar decisivamente os professores – mas não tão cedo.

À medida que o mundo avança no século 21, a tecnologia na educação deve crescer e evoluir, com descobertas e avanços no horizonte.

Estamos presenciando uma era de turning point na educação, ou seja, um momento de ruptura de modelos cartesianos e ultrapassados de ensino, para uma adoção massiva e profícua de  metodologias inovadoras e tecnologias que promoverão uma educação de mais qualidade e eficiente.

À luz desses desenvolvimentos, é fundamental acompanhar as tendências e os avanços recentes na tecnologia educacional para vislumbrar o futuro do aprendizado e as muitas oportunidades interessantes que ele oferecerá.

Olhando para 2025, especialistas projetam que os gastos globais em educação digital ultrapassarão US$ 350 bilhões, destacando a crescente importância da tecnologia no setor educacional.

A influência da tecnologia na educação tem sido significativa e abrangente, transformando a maneira como as pessoas aprendem e ensinam de inúmeras maneiras. Inovações tecnológicas, desde salas de aula online até sistemas de aprendizagem adaptáveis, tornaram a educação mais acessível, envolvente e personalizada.

O futuro da educação parece promissor devido aos avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Gamificação entre outros, já desempenhando um papel significativo na melhoria dos resultados da aprendizagem, fornecendo aos alunos feedbacks personalizados e suporte para ajudá-los a alcançar seus objetivos acadêmicos.

Uma consequência claríssima dos impactos educacionais destes avanços é que ao analisar os dados dos alunos e fornecer estas informações aos educadores, estes poderão personalizar seus métodos de ensino com base nas necessidades específicas de cada aluno, ocasionando melhores resultados.

Decisões baseadas em dados proporcionam um sistema educacional mais eficiente para todos. De acordo com um novo relatório da Smoothwall, 96% dos professores acreditam que a tecnologia tem um impacto positivo na participação e aprendizado das crianças nas aulas e 56% dos entrevistados acreditam que o uso da tecnologia torna os alunos visivelmente mais engajados.

No Brasil, infelizmente, ainda constatamos uma enormidade de mantenedores e decisores escolares arraigados em modelo arcaico de educação. Estudos apontam que com o advento da pandemia, enquanto trabalharam remotamente, 87% dos professores passaram mais tempo solucionando problemas de tecnologia do que quando trabalham em salas de aula físicas. Como resultado, os professores passaram  menos tempo com os alunos, o que é uma desvantagem óbvia e uma clara perda de produtividade.

Visando a transformar e ampliar com qualidade a oferta de soluções educacionais, a Positivo Tecnologia desenvolveu um ecossistema de soluções personalizadas para escolas. Por meio da sua unidade de negócios focada em educação, a Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, a empresa desenvolveu uma Suíte Pedagógica e o Hub Educacional, com o intuito de oferecer soluções de ensino e aprendizagem de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino.

A Suíte Pedagógica basicamente atua com um conjunto de soluções unificadas de forma inteligente e pensadas para digitalizar o ensino, levando um portfólio moderno para resolver diversos problemas das escolas, em todas as esferas.

Ela pode ser acessada pelo Hub Educacional, que integra em uma única plataforma todas as soluções tecnológicas que uma instituição de ensino utiliza como as edtechs, agendas digitais, ferramentas de videoconferência, comunicação, Sistemas Acadêmicos, classes digitais além de outros aplicativos usados por educadores e estudantes, um verdadeiro acesso único e integrado.

A Suíte Educacional impulsiona a transformação digital tão necessária para esta nova geração de alunos. Ela é uma plataforma digital e inovadora, que reúne mais de 30 soluções parceiras atuantes em todos os níveis da educação básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio e foi construída para apoiar escolas e redes de ensino no uso estratégico de tecnologias educacionais.

“Eu acredito em um mundo em que as soluções permitam cada vez mais autonomia para os alunos, para eles seguirem suas trilhas de aprendizagem, entender quais são seus interesses e desenvolvê-los”, conta Gabriel Fachini, responsável pela criação da Suíte Educacional,

Em resumo, para acompanhar o futuro da tecnologia, todos nós envolvidos em educação devemos estar dispostos a mudar nossa mentalidade antiga para uma mentalidade aberta à inovação.

Nossas futuras gerações agradecerão.

Compartilhe: