Skip to main content

Leonardo Libman traz neste mês um ‘overview’ da plataforma Edify Play, da premiada edtech Edify Education, que une personalização, gamificação e avaliação educacional

Uma nova tendência educacional surge para transformar radicalmente e definitivamente os métodos de avaliação atuais. A avaliação invisível basicamente oferece métodos de avaliação que ocorrem sem o conhecimento explícito dos alunos, de forma discreta, silenciosa e não formalizada.

É notório que as avaliações tradicionais que capitanearam o ensino nas últimas décadas geram impactos emocionais críticos sobre os alunos. A pressão para obtenção de uma boa nota no momento da prova culmina em estresse e ansiedade que geralmente afeta a performance e o bem-estar dos alunos.

As avaliações tradicionais focam apenas no resultado final, muitas vezes subdimensionando o processo de aprendizagem contínuo e o progresso evolutivo individual. É como se no futebol valorizássemos apenas o resultado final da partida, e desconsiderássemos o entrosamento do futebol praticado ou então ao sentar em uma mesa de poker atribuíssemos o sucesso do vencedor exclusivamente a sorte das cartas, aleatoriamente embaralhadas.

Os alunos crescem percebendo que o ensino é orientado apenas às avaliações, gerando uma desmotivação do aprendizado real e suas aplicações. Naturalmente recorrerão ao atalho que a técnica de memorização proporciona, resultado satisfatório de curtíssimo prazo e esquecimento de médio prazo.

As avaliações invisíveis estão sendo catapultadas e vitaminadas especialmente pelo uso crescente de tecnologia nas instituições educacionais, possibilitando uma pedagogia inovadora e eficaz.

A melhora na qualidade do ensino perante a adoção das avaliações invisíveis também é evidenciada pelo monitoramento contínuo e sem interrupções, originando dados que possibilitem feedbacks e diagnósticos mais céleres, detalhados e personalizados. Desta forma o aluno percebe seu progresso em tempo real e pode, caso necessário, realizar um ajuste na rota.

Edtechs desenvolvedoras de ferramentas tecnológicas já estão automatizando este circuito avaliativo. Fornecimento de solução educacional, coleta de dados, análise de desempenho e geração de dashboard para tomada de decisões estratégicas. A otimização do tempo para o corpo docente da instituição educacional faz com que possam focar no que realmente importa, ensinar, observar os dados e tomar decisões baseadas em vestígios. Menos processos administrativos e mais eficiência.

A Edify Education, fundada em 2017 vem colecionando prêmios em profusão pelo desenvolvimento de uma plataforma, chamada Edify Play. O Edify Play é a mais recente inovação da Edify Education, edtech de soluções educacionais bilíngues que investe em tecnologia para ampliar seu espaço no mercado educacional. Construída na poderosa plataforma Unity, a mesma usada por gigantes da indústria de jogos, o Edify Play transforma a jornada de aprendizagem do inglês em uma aventura cativante e interativa.

Além de engajar o aluno, o Edify Play o avalia com precisão e, assim, personaliza sua experiência de aprendizagem. As provas diagnósticas, realizadas na plataforma, fornecem relatórios detalhados que fundamentam o plano de aula e contribuem para atingir objetivos pedagógicos. Os desafios da plataforma são alinhados aos materiais didáticos físicos nas escolas, de acordo com o nível de conhecimento do estudante na língua inglesa, e a cada etapa superada, uma nova trilha de atividades é proposta.

A empresa também desenvolveu o Teacher’s Toolkit, uma ferramenta essencial para o professor de inglês, capaz de reduzir o tempo de planejamento de aula pela metade.  Com recursos de inteligência artificial, o professor pode resumir o conteúdo de uma aula ou até mesmo criar apresentações que poderão ser usadas em sala para tornar o ensino do inglês ainda mais dinâmico. O produto contém ainda com dashboards que apresentam insights do progresso dos alunos, ajudando-os a criar aulas personalizadas sem esforço.

O Edify Education é a única empresa brasileira vencedora do EdTech Awards de 2024, prêmio que já destacou empresas renomadas como: Adobe, Discovery Education, ClasskLink e Udemy.

Na plataforma de aprendizado gamificada do Edify, o aluno aprende inglês com milhares de atividades atuais (reading, writing, speaking e listening) para praticar inglês dentro e fora da sala de aula.

Edtechs desenvolvedoras de tecnologias educacionais proprietárias além de incentivar novas tendências tal qual as avaliações invisíveis, ajudam ainda os professores a otimizar o tempo dedicado ao planejamento, permitindo mais espaço para inovação pedagógica com foco no desenvolvimento dos alunos. Isso resulta em uma experiência de ensino mais eficaz, personalizada e menos sobrecarregada.


Para colaborar com as startups que desenvolvem tecnologias para a educação a se aproximarem cada vez mais das instituições de ensino, o educador21 está formando um “Cadastro de Edtechs”.

Se você deseja ver a sua empresa abordada pela Coluna Edtechs, ou gostaria de enviar um pitch para a playlist Pitch – Educador21, do Canal do Educador21 no YouTube, responda a este formulário.

Faremos contato o quanto antes!

Compartilhe: