Em sua 7ª edição, a Educa Week 2022 busca transformar a educação básica no Brasil e trará muitas novidades para os participantes
A Educa Week 2022 está chegando. A sétima edição do maior evento de educação básica da América Latina acontecerá de 10 a 16 de outubro. Depois de dois anos, retorna em formato híbrido, com programação online e presencial simultaneamente, sendo que cerca de 90% das atividades serão abertas e gratuitas a alunos e professores das escolas públicas. Nas últimas duas edições em formato remoto, a Educa Week reuniu mais de 120 mil inscritos, além de autoridades do setor de educação, ativistas, líderes e gestores de escolas renomadas.
“Agora, além da volta do evento presencial, teremos também atividades gratuitas e exclusivas para quem só pode comparecer virtualmente. Com isso, pretendemos atingir um público ainda maior e disseminar, cada vez mais, a transformação pelas escolas do Brasil”, disse Marcos Talarico, CEO da Educa Week.
Serão realizados mais de 60 painéis de discussão no evento, que contará com participação de nomes de expressão nacional e internacional. Entre eles Rona Hu, da Universidade de Stanford (CA), nos Estados Unidos, psiquiatra e consultora da série “Thirteen Reasons Why”.
Também, estão confirmadas as participações de João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho; Brian Delgado, da Blue Dot Education, em San Diego (CA); Mario Ghio, CEO do Somos; Bruno Elias, CEO do Eleva; Lúcia Helena Galvão, da Unicamp; Ari Neto, CEO da Arco; Estela Zanini, diretora do Colégio Bandeirantes; Esther Carvalho, do Colégio Rio Branco; André Aguiar, CEO do Inspira e Ricardo Tavares, CEO da FTD.
Além do congresso e dos workshops na Unibes Cultural, em São Paulo, a Educa Week realizará outras atividades simultâneas. O Centro Olímpico do Ibirapuera sediará a grande novidade da edição: jogos esportivos e acadêmicos, o EWx – Academic and Sports Challenge, que contarão com participações de estudantes de escolas de todo o país. Mas não é só: a Educa Week 2022 também contará com várias outras novidades.
“A Educa Week tem sido um movimento de transformação real porque seu formato propositivo, com soluções e propostas tangíveis, tem potencial para aprimorar de fato todo o processo de educação no Brasil”, afirma Ismael Rocha, diretor acadêmico da Educa Week.
Confira todas as atividades que acontecerão na Educa Week 2022
- Congresso Educa Week
Descrição: apresentado em três palcos simultâneos, o Congresso Educa Week desse ano contará com painéis sobre as principais tendências para o futuro da educação. Alguns dos convidados confirmados são a Dra. Rona Hu, professora da Universidade de Stanford, psiquiatra e consultora da série “Thirteen Reasons Why”, João Alegria, secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, e Brian Delgado, da Blue Dot Education de San Diego.
Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré
Data e horários: 11 a 14 de outubro, das 9h às 18h30
- Workshops para professores
Descrição: os workshops são excelentes oportunidades para quem busca enriquecer sua carreira com as tendências do setor. A Educa Week vai oferecer workshops gratuitos que abordam gamificação, metodologias ativas, mindfulness nas escolas, entre muitos outros, todos gratuitos.
Onde: online
Data e horários: 10 a 16 de outubro, 9h às 18h30
- EWx Academic and Sports Challenge
Descrição: competições acadêmicas, esportivas e e-sports, a EWx – Academic and Sports Challenge. A EWx vai reunir delegações de alunos de todo o Brasil em competições de lógica, show de talentos, e-games (campeonato FIFA PS5), empreendedorismo social e esportes (natação, handebol, futebol society, vôlei, basquete, atletismo e judô). O evento vai ocorrer em versão presencial e online, com participação grátis para alunos de escolas públicas.
Onde: Centro Olímpico do Ibirapuera – Avenida Ibirapuera, 1315, Vila Clementino.
Data e horários: 15 e 16 de outubro, das 8h às 18
Descrição: serão 18 categorias abertas a professores de escolas públicas e privadas. O objetivo do é reconhecer projetos e ações pedagógicas inovadoras em todo o país. Algumas das categorias serão: inovações na educação infantil, gestão educacional e professor do ensino médio. Além disso, o prêmio também vai contar com a categoria cidade educadora, voltada para prefeituras de todo o país.