Skip to main content

Entenda a missão dos membros do Comite de Ensino Superior na Bett 2023 e saiba como os conselheiros estão alinhando temas para o setor

As preparações para a 29ª Edição da Bett Brasil, maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina que acontecerá de 9 a 12 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo, segue a todo vapor. No início de dezmbro, o Conselho Consultivo Bett se reuniu para alinhar ideias e sugestões em torno do tema central da Bett Brasil 2023, que será “Educação e Trabalho para Novos Futuros“. 

Entre as novidades da edição está uma nova área, dedicada ao Ensino Superior e Profissional, com exposição de produtos, soluções e tecnologia, além de conteúdos com temas específicos que abordarão hibridismo, empregabilidade, inovação (em seus novos modelos de ensino) e formação inicial de educadores e educadoras. Para Celso Niskier, diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), colunista de Ensino Superior no Educador21 e um dos membros do comitê desse mesmo setor na Bett, “o conselho consultivo é um ambiente que nos permite a troca de experiências que, somadas, podem multiplicar soluções na área”.

Domingos Sávia Alcantara Machado espera que a Bett Brasil, cada vez mais, amplie a questão da educação, atualmente ainda muito concentrada em torno do ensino básico. O educaador acredita que esse tipo de interação permite aprender e contribuir ainda mais, aproveitando as ideias e multiplicando-as. “Queremos discutir sobre como é que o ensino não formal pode contribui r nesse tema que sempre falamos de educação para toda a vida”, frisou o presidente da Tiradentes Innovation Center.

Romero Tori, coordenador do Interlab (Laboratório de Tecnologias Interativas da da Escola Politécnica da USP), afirmou que sua maior contribuição no comitê é em questões que envolvam a tecnologia da educação. “Precisamos voltar a pensar no futuro. Passamos por um período longo em modo sobrevivência, e acho que é o momento agora de repensar o presente e o futuro e avançar para recuperar o que perdemos nesse período”, disse o conselheiro.

Entre os temas mais relevantes no setor estão:

  • educação híbrida baseada em novas mídias
  • educação imersiva
  • realidade virtual
  • realidade aumentada
  • metaverso
  • inteligência artificial
  • participação das startups
  • empreendedorismo
  • centros de inovação e informação
  • novos modelos de gestão com base em IA
  • acolhimento dos estudantes no pós-pandemia

Para desenvolver esses temas, relacionando-os à educação e ao trabalho nas palestras, seminários, oficinas e cursos, assim como nos subtemas a serem abordados no Congresso Bett Brasil — currículo, tecnologia, avaliação, desenvolvimento docente, inclusão e equidade —. o Conselho Consultivo Bett atua no sentido de apontar as direções da inovação na eduação superior e também para levar ao evento algumas das conexões mais importantes do setor.

Confira quem são os integrantes do Comitê de Ensino Superior do Conselho Consultivo Bett

Até o fim de dezembro, o Educador21 — parceiro de conteúdo da Bett Brasil pelo quarto ano consecutivo — estará ajudando os participantes do congresso a conhecer melhor os membros do conselho e a entender suas contribuições aos comitês formados.

. Educação Profissional ganha maior destaque na Bett Brasil 2023
. Bett 2023: Educação Básica como demandante de soluções de tecnologia

O Comitê de Ensino Superior do Conselho Consultivo Bett conta com cinco membros. Esta composição atuará no período de agosto de 2022 a julho de 2024, contribuindo com temas relevantes do setor em todas as atividades da Bett Brasil programadas ao longo de 2023

O seleto grupo tem a missão de fazer o processo de mentoria e direcionamento das propostas pedagógicas que serão apresentadas na Bett Brasil 2023. E também atuarão como colunistas na produção de conteúdo da Bett Brasil, como artigos e entrevistas. Conheça um pouco melhor os membros do comitê de Educação Superior:

Compartilhe: