Skip to main content

Faculdade Fael otimiza processo de matrículas como ‘Conecta Fael’, assistente digital baseado em IA da Microsoft

Vai se aproximando o fim de ano e as instutuições de ensino, em todos os segmentos, voltam suas atenções para as melhores práticas de retenão de alunos e captação de novas matrículas. A tecnologia, nesses casos, é uma das grandes aliadas da gestão educacional. Uma prova disso é o caso da Faculdade Fael (Faculdade Educacional da Lapa), com mais de 80 mil alunos matriculados, que conseguiu diminuir o tráfego de atendimento telefônico em 50%.

Com o assistente virtual “Conecta Fael”, solução de análise preditiva baseada nas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) da Microsoft, também possibilitou um aumento no volume de matrículas da instituição, apontada como uma das faculdades TOP 10 em EAD (Educação a Distância) no país. A transformação para o sucesso tee início no momento em que o time interno da Faculdade Fael começou a se indagar sobre como otimizar ainda mais o seu atendimento.

A instituição já possuía uma central de atendimento por meio de um número 0800, mas acabou se tornando insustentável aumentá-la no mesmo ritmo em que o número de alunos evoluía. Assim, em conjunto com a AI Networks, uma empresa especialista em inteligência artificial e parceira da Microsoft, a faculdade optou pela implementação de um assistente virtual, com foco no relacionamento pré-venda.

“Houve uma imersão muito grande da equipe da AI Networks e do nosso time de TI para entender e levantar todas as possíveis perguntas que os nossos alunos faziam. Quando tomamos a decisão de buscar uma solução de atendimento, nós queríamos, de fato, uma estrutura em inteligência artificial, para que pudéssemos dar 100% das respostas e trabalhar com conexões mais complexas”, disse Jefferson Silva, diretor de marketing da Faculdade Fael.

Como funciona o Conecta Fael, com tecnologia Microsoft

Com mais de 2 mil perguntas pré-respondidas, o Conecta Fael foi baseado na programação neurolinguística da Bella, um framework desenvolvido pela AI Networks 100% estruturado em Microsoft Azure, também utilizando ferramentas como o Microsoft Bot Framework, o QnA Maker e o Language Understanding (LUIS). A Faculdade Fael deu vida ao seu assistente virtual a partir de uma adaptação da Bella, seguindo a identidade e o design proposto para o Conecta Fael.

Dentre os diversos benefícios gerados pela utilização do Conecta Fael com as ferramentas Microsoft, o que mais se destacou foi o desafogamento de atendimentos telefônicos, que caiu cerca de 50%. Também houve uma assistência na geração de leads, aumentando o seu número total, a qualificação e a conversão final. A integração ágil e inteligente das plataformas, também permitiu que o bot fosse atualizado com as últimas informações e/ou ofertas da faculdade, além de treinar o machine learning para identificar palavras irregulares no chat, como gírias e abreviações.

A instituição pretende estreitar ainda mais sua parceria com a AI Networks junto à Microsoft, estruturando canais de voz para o Conecta Fael e criando um novo bot exclusivo para relacionamento pós-venda, ou seja, para alunos já matriculados. Com outras estratégias ainda em desenvolvimento pela faculdade, a integração ao futuro bot tornará a experiência do usuário ainda mais completa.

Compartilhe: