A Full Sail University propõe criar módulos de cinema e games para implementar itinerários no Novo Ensino Médio
A reformulação do Ensino Médio obriga que, apartir do ano que vem, todos os alunos do segmento se adaptem às novas diretrizes dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na prática, o aluno poderá escolher uma disciplina extra, além das obrigatórias, para se aprofundar em áreas que estejam voltadas para seu interesse profissional. Assim, sairão da escola com uma formação que ajudará a entender melhor o mercado de trabalho.
De olho nas mudanças desse cenário, a universidade americana Full Sail, referência internacional da graduação de cinema, games, design e tecnologia criativa, criará conteúdos exclusivos para ajudar as escolas brasileiras com as novas diretrizes da BNCC para o ensino médio.
Muitas escolas ainda se veem sem muitas opções para essas novas adaptações. Por isso, a Full Sail University, quer formar uma parceria com escolas de todo o Brasil. O objetivo é agregar projetos que ajudem os alunos a desenvolver suas competências nessas áreas.
Para isso, Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University estará visitando cidades de todo o Brasil em busca de desenvolver projetos personalizados para cada escola que tenha interesse em desenvolver o aperfeiçoamento dos alunos nessas áreas.
‘’O objetivo da Full Sail University é criar conteúdos para ajudar as escolas com a nova BNCC. Podendo assim fazer parte do dia a dia dos alunos e professores, dando a oportunidade de integrar a comunidade de educação aqui no Brasil e oferecer para os alunos a oportunidade de conhecer melhor a Economia Criativa, para que eles possam entender e desenvolver projetos que permitam eles entenderem como profissionais dessas áreas trabalham. O conteúdo vai servir de mentoria para que eles possam decidir que tipo de carreiras eles vão querer seguir. Ou seja, criamos um campo de aprendizagem e também de visão de mercado’’, disse Carol Olival.
Saiba como a Full Sail University pode ajudar a sua escola
Com as mudanças implementadas, as escolas terão de proporcionar aos alunos mais tempo na escola, com a carga horária extra de 200 horas, passando de 800 para 1.000 horas anuais. Para isso, as escolas terão de implementar, além da BNCC, outros conteúdos que estejam alinhados com a escola e com a base.
Essa parte é chamada de parte diversificada. O tempo de aprendizagem será dividido em dois — a parte da Formação Geral Básica, que integra a BNCC, e os Itinerários Formativos, que fica a parte da escola em determinar os conteúdos complementares, trazendo a possibilidade dos estudantes escolherem o que querem aprender.
A educação nos dias atuais precisa ir além do básico: usar da criatividade e inovação da nossa sociedade e introduzi-las cada vez mais na educação, para assim poder transformar as futuras gerações em profissionais cada vez mais completos. Essa é a missão da Full Sail University que visa sempre reconhecer e poder ajudar sempre novos talentos no mundo das artes, design, comunicação, cinema, e afins.
A agenda da diretora da Full Sail inclui visitas a escolas no Rio de janeiro, em São Pauo, Brasília, Cuiabá, no Recife e também no eventoTonline Tech Fest. Para mais informações sobre as visitas, contate Carol Olival por e-mail.