Skip to main content

A maratona gratuita #AISkills aborda a Inteligência Artificial em aulas ao vivo e trilha de estudos tem início nesta segunda, 17 de julho

A Microsoft dá início à Maratona #AISkills nesta segunda-feira, dia 17 de julho. O evento acontecerá até 16 de agosto, com transmissões ao vivo pela plataforma do Microsoft Reactor. As inscrições, com benefícios especiais para professores e estudantes, estão abertas e podem ser feitas pelo mesmo site. Os inscritos terão acesso as aulas ao vivo, certificado e trilhas de estudos gratuitas para seguir com sua capacitação.

A iniciativa tem como objetivo capacitar desenvolvedores e profissionais de TI em conceitos e práticas de Inteligência Artificial (IA) usando as ferramentas e serviços do Microsoft Azure. Isso porque a IA está cada dia mais presente no dia a dia das pessoas e das empresas, empoderando a força de trabalho com mais produtividade e otimizando a rotina de trabalho. Segundo o Relatório do Futuro do Trabalho, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, as habilidades em IA representam a terceira maior prioridade para as estratégias de treinamento das empresas, ao lado do pensamento analítico e criativo.

Com o apoio de profissionais da Microsoft e parceiros da companhia, os participantes aprenderão conceitos básicos de Ética na IA, Prompt Engineering, GitHub Copilot, Análise de Dados, Machine Learning e Azure OpenAI Service. Eles também terão acesso às trilhas de aprendizado gratuitas na plataforma Microsoft Learn, que oferece conteúdos interativos e exercícios para aprofundar os conhecimentos adquiridos na maratona.

Confira a agenda completa de palestras da Maratona #AISkills

Os participantes poderão acompanhar as aulas teóricas e práticas que abordarão temas como visão computacional, processamento de linguagem natural, Machine Learning e chatbots.

Confira a programação:

  • 18 de julho, às 12:30h – Princípios de IA responsável na prática

Palestrante: Danielle Monteiro, Arquiteta de Soluções de Nuvem, Dados e Inteligência Artificial na Microsoft.

  • 19 de julho, às 12:30h – Ganhe produtividade com Prompt Engineering

Palestrante: Henrique Eduardo Souza, Gerente de Arquitetura da Vivo e Microsoft MVP (Microsoft Most Valuable Professional)

  • 1 de agosto, às 12:30hComo criar um jogo de pedra, papel e tesoura com o GitHub Copilot

Palestrante: Cynthia Zanoni, especialista em Cloud e Ferramentas para Desenvolvedores da Microsoft Brasil.

  • 3 de agosto, às 12:30hMicrosoft Fabric: análise de dados para a era da IA

Palestrante: Livia Regina Bijelli Ferreira, arquiteta de Soluções de Nuvem, Dados e Inteligência Artificial na Microsoft

  • 15 de agosto, às 12:30hCriando um assistente com o Azure OpenAI Service

Palestrante: Pablo Lopes, Desenvolvedor de Software da Microsoft

  • 16 de agosto, às 19hIntrodução a MLOps: Conceitos e Prática

Palestrante: Beatriz Matsui, Arquiteta de Soluções de Nuvem da Microsoft

Evento também terá desafios no Cloud Skills Challenge

Além da maratona, os participantes também terão acesso ao Cloud Skills Challenge, uma plataforma integrada com o Microsoft Learn, na qual poderão participar de um grupo de estudos de Inteligência Artificial.

Nesse fórum, são propostos desafios e, após concluir um deles, o estudante receberá um selo do Microsoft Learn AI Skills Challenge e um certificado de conclusão. Os desafios começam dia de 17 de julho e as inscrições já estão abertas no Cloud Skills Challenge.

A Maratona #AISKills terá quatro trilhas de desafio de estudos:

  • Desafio de Machine Learning: o aprendizado de máquina está no centro da inteligência artificial, e muitos serviços modernos dependem de modelos preditivos baseados nesta tecnologia. Saiba como usar o Aprendizado de Máquina do Azure para criar e publicar modelos sem escrever código. Também será possível explorar várias ferramentas quedesenvolvedores podem usar para interagir com o espaço de trabalho.
  • Desafio dos Serviços Cognitivos:  são blocos de construção da funcionalidade de IA que podem ser integrados em aplicativos. O aluno aprenderá a provisionar, proteger e implantar serviços cognitivos. Usando essa ferramenta, é possível criar soluções inteligentes que extraem significado semântico do texto e oferecem suporte a cenários comuns de visão computacional.
  • Desafio de operações de aprendizado de máquina (MLOps): as operações de aprendizado de máquina (MLOps) aplicam princípios de DevOps para aumentar a eficiência dos fluxos de trabalho. Essa trilha abordará como implementar conceitos chave, como controle de origem, automação e CI/CD para criar uma solução MLOps de ponta a ponta enquanto usa Python para treinar, salvar e usar um modelo de aprendizado de máquina.
  • Desafio do Construtor de IA: essa trilha apresenta o AI Builder e ensina como criar modelos e de que forma usá-los no Power Apps e no Power Automate. Também ensinará a criar tópicos, entidades personalizadas e variáveis para capturar, extrair e armazenar informações em um bot.

 

Compartilhe: