Skip to main content

Viagens, museus, plataformas de ‘streaming’ com conteúdo educacional; conheça melhor a metodologia de ensino que se propõe a engajar os estudantes no processo de aprendizagem

Como resultado das pesquisas na área da educação, sempre surgem novas metodologias para engajar os estudantes e fixar conteúdos, considerando principalmente a diversidade de personalidade e formas de aprendizagem dos estudantes. O edutainment, nome criado pela junção das palavras education (educação) e entertainment (entretenimento), refere-se à produção de conteúdos educacionais com a utilização de ferramentas de entretenimento como jogos, filmes, brincadeiras, entre outros.

Resumindo, é a produção de conteúdo educacional, soluções tecnológicas ou métodos de ensino que utilizam valores do entretenimento. O edutainment propõe experiências educacionais baseadas em videogames, aplicativos interativos, realidade virtual e streaming. O objetivo principal não é apenas entreter, mas sobretudo, educar. O entretenimento, nesse caso, é o meio utilizado para que isso aconteça.

O edutainment não é um método pedagógigo recente. Começou a ser estudado e aplicado por volta da década de 1950, quando a Walt Disney Company passou a produzir conteúdos educativos para crianças utilizando animações para ensinar Ciências, História e Cultura. Mas, apesar de a ideia de utilizar o entretenimento para enriquecer o ensino-aprendizagem já existir, o termo edutainment foi criado na década de 1970.

Foi cunhado pelo futurista Alvin Toffler. Desde então, a metodologia vem ganhando força e reconhecimento, com estudos comprovando sua efetividade. E com a introdução das tecnologias na educação, esse conceito recebeu um grande impulso, consolidando-se como uma estratégia inovadora para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente e eficaz. Basicamente, é um estilo de educação que utiliza recursos de entretenimento para despertar a curiosidade dos alunos e, assim, envolvê-los para ajudar na imersão e apreensão do conhecimento.

Atualmente, esse tipo de metodologia tem sido apontada por estudiosos como a tendência da educação digital. Mas não é preciso ir muito longe para encontrar exemplos de edutainment. Os museus ilustram muito bem a ideia. por serem locais em que a experiência de aprendizado é realizada de forma lúdica, descontraída e transformadora – e, muitas vezes, imersiva.

Uma característica única do edutainment é que ele não se concentra apenas no conteúdo, mas também na forma como é apresentado. De modo geral, seus princípios são:

  1. Engajamento: visa a participação do estudante e seu envolvimento ativo nas atividades de aprendizado;
  2. Imersão: propõe uma experiência envolvente que captura o foco total dos estudantes nos conteúdos e habilidades trabalhados;
  3. Interação: promove a troca de experiências entre estudantes e professores, e o enriquecimento do aprendizado por meio das interações;
  4. Diversão: torna o aprendizado mais leve, prazeroso e natural, e permite a assimilação do conteúdo de forma descontraída.

A International School (IS), maior sistema de ensino bilíngue no país, lançou durante a Bett Brasil 2024, em abril, o ISMax, seu super streaming para a vivência da língua inglesa. Com conteúdo educativo e de entretenimento para crianças, adolescentes, escolas e famílias de todo o país, o ISMax pretende ser o precursor de um grande salto no processo de imersão e inclusão do inglês como segunda língua no país.

“O ISMax, será muito em breve o maior canal de distribuição de conteúdo edutainment e vivência em inglês no mundo. Queremos fazer o Brasil bilingue para que o domínio do inglês possa levar crianças e jovens ainda mais longe”, disse Ulisses Cardinot, CEO da International School.

ISMax, o super streaming da International School

Focada na imersão e vivência da língua inglesa, a nova plataforma ISMax da International School proporciona a estudantes, professores e famílias acesso a conteúdo e produções nacionais e internacionais de estúdios renomados como BBC Learning, Deutsche Welle, Lionsgate, Lego, The Smurfs, TV Pinguim e Motion Pictures Association, entre outros consagrados por cartoons, séries e programas educativos diversos.

Em um só lugar o público encontrará: séries, master classes, fun activities, live content, e produções originais exclusivas baseadas na abordagem metodológica dos materiais da International School, tudo isso com a curadoria de quem entende de Educação e entretenimento para quem pratica a Educação. O conteúdo da ISMax é cuidadosamente distribuído por diferentes faixas etárias permitindo a crianças e adolescentes vivenciar o idioma em ambiente acolhedor e seguro.

Para se ter uma ideia do poder do streaming, dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE apontam que crianças e adolescentes consomem três vezes mais conteúdo de plataformas do que na TV aberta. Reportagem do Valor Econômico apurou que, em 2023, o streaming de vídeo estava presente em 43,4% dos domicílios que possuem televisor.

“O streaming está em todo lugar e o ISMax, por meio de séries, master classes, atividades de entretenimento e conteúdo ao vivo proporcionará uma experiência completa de edutainment a milhões de crianças e adolescentes brasileiros. O nosso próximo passo, será levar essa solução para âmbito internacional”, disse o CEO Ulisses Cardinot.

Benefícios do edutainment para a educação do século 21

Embora haja muitos desafios a se enfrentar para avançar no campo do entretenimento educacional – como a falta de acesso a infraestruturas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e limitações de conectividade –, a modalidade traz diversos benefícios para o aprendizado. Como os três destacados a seguir:

  • Melhorar o engajamento
    A maior vantagem do Edutainment é provocar grande engajamento com o conteúdo ensinado. Essa abordagem é uma alternativa às longas aulas expositivas, torna a aprendizagem mais leve, ajuda a fixar melhor os conceitos e utiliza, muitas vezes, uma linguagem natural.
  • Fortalecer a liberdade de escolha
    O Edutainment ensina a criança a ter liberdade e fazer as próprias escolhas, pois grande parte das práticas desse método envolve a livre exploração, o aprendizado não-linear e a tomada de decisões.
  • Focar na aprendizagem ativa
    Diversas práticas de Edutainment são métodos ativos de aprendizagem, em que o aluno precisa colocar a mão na massa, construir, criar e explorar para aprender. Ao mobilizar o cérebro para essas atividades, há uma estimulação intelectual maior do que aconteceria em uma aula expositiva, em que o aluno apenas utiliza a audição e a memória.

Diversidade de roteiros com a Forma: viagem com edutainment

De saídas pedagógicas a atrações de lazer e viagens de formatura. A Forma é a maior operadora de viagens estudantis do Brasil e da América Latina, ao realizar viagens de formatura para estudantes das fases Infantil, Fundamental e Ensino Médio. No último ano, a Forma embarcou mais de 110 mil estudantes de 23 diferentes estados, para seus roteiros pedagógicos, de formatura e internacionais.

Além disso, a empresa opera centenas de roteiros educacionais (museus, cidades históricas, exposições), intercâmbios, internacionais, viagem em família e experiências temáticas, como o FutCamp.

“A Forma tem essa missão de adequar todos os elementos de uma operação turística às demandas das instituições escolares, proporcionando experiência, vivência e transformações, que vão além da sala de aula, de modo que o roteiro possa ser incluído como recurso pedagógico no plano de ensino previsto pelo corpo docente”, complementa Bueno.

A empresa também é a responsável pela operação da Visita aos Estúdios da Mauricio de Sousa Produções, uma exclusiva atração que proporciona uma verdadeira imersão ao universo da Turma da Mônica. Outro importante licenciamento é do Sítio do Pica Pau Amarelo, que está em fase de construção e será inaugurado no segundo semestre de 2024, em Atibaia (SP). E é responsável pela comercialização junto às escolas do projeto STEM da iFLY Brazil, que combina entretenimento, educação e tecnologia de maneira imersiva.

Compartilhe: