Skip to main content

Leonardo Libman traz um ‘case’ de sucesso para a Coluna de Edtechs deste mês: a edtech Jovens Gênios como precursora no campo das GovTechs

A educação pública no Brasil enfrenta uma série de desafios contemporâneos que impactam sua qualidade e eficácia. O Brasil ainda enfrenta disparidades significativas no acesso à educação de qualidade, com áreas rurais e periféricas muitas vezes carecendo de recursos e infraestrutura adequados. Isso contribui para uma desigualdade persistente nos resultados educacionais entre diferentes grupos socioeconômicos.

Muitas escolas públicas no Brasil enfrentam problemas estruturais, como salas de aula superlotadas, escassez de recursos humanos qualificados, falta de materiais didáticos, ausência de dispositivos tecnológicos, e instalações físicas inadequadas e precárias, culminando em uma evasão descontrolada. Isso definitivamente dificulta o processo de ensino e aprendizagem e impacta negativamente o ambiente escolar.

Esses problemas representam desafios consideráveis e expressivos para o sistema educacional brasileiro e exigem esforços coordenados por parte do governo, instituições educacionais, sociedade civil e outros atores interessados para serem abordados de forma eficaz e promover uma educação pública de qualidade para todos.

Quando analisamos o ordinário e débil investimento anual da máquina pública em proporcionar melhores condições na educação, inclusive no baixo aproveitamento de soluções tecnológicas, nos traz indicadores sintomáticos do real motivo pelo qual o Brasil não consegue efetivamente avançar na formação de mais mentes brilhantes.

A adesão de mais tecnologia educacional proporciona asas para que o ecossistema educacional possa voar cada vez mais alto e rápido do que jamais conseguiu. A oportunidade é agora de uma mudança de postura de nossos representantes para habilitar e inserir tecnologia construtiva dentro das escolas.

Neste contexto, precisamos nos familiarizar com o termo Govtech, que vem se popularizando. Refere-se ao uso de tecnologias para melhorar as operações governamentais e os serviços públicos. Envolve uma ampla gama de tecnologias e iniciativas destinadas a tornar os processos governamentais mais eficientes, transparentes, inovadores, acessíveis e amigáveis aos cidadãos.

Diversas edtechs, nos últimos anos, buscaram se aproximar e impactar decisivamente a iniciativa pública através do governo.

Listo, abaixo, impactos expressivos pelos quais a política pública poderá beneficiar o ecossistema educacional através de tecnologia:

  • Políticas que incentivem o desenvolvimento e implementação de sistemas de aprendizado adaptativo podem melhorar significativamente a eficácia do ensino. A personalização do aprendizado já é realidade, inclusive vemos edtechs utilizando Inteligência Artificial customizando ensino individual dos alunos e adaptando currículo para melhorar performance.
  • Políticas que ofereçam treinamentos e capacitação em Inteligência Artificial e outras tecnologias educacionais para professores. Isso garantiria que os educadores estejam preparados para integrar efetivamente IA em suas práticas de ensino.
  • Chatbots e Tutoria online baseada em IA podem oferecer suporte personalizado com a necessidade do aluno fora do horário escolar. Isso garantiria um auxílio adicional quando necessário.

GovTech é um campo em rápida evolução com o potencial de transformar como os governos operam e interagem com seus cidadãos. Ao adotar inovações tecnológicas, os governos podem desburocratizar a prestação de serviços, melhorando, assim, a qualidade de vida dos cidadãos.

Na Bett Brasil 2024, encontramos uma edtech precursora em impactar a educação pública através de GovTech: a premiada Jovens Gênios. Fundada em 2018, a partir do encontro de dois estudantes universitários e professores com um sonho e propósito em comum, a Jovens Gênios nasceu com a missão de transformar a educação no Brasil através da democratização do acesso à tecnologia e inovação.

A Jovens Gênios é uma empresa de Educação e Tecnologia totalmente comprometida em promover a transformação digital do ensino e da aprendizagem. Utilizando Inteligência Artificial (IA) e Gamificação, a empresa torna a experiência de aprendizado única, inteligente e divertida.

Em pouco mais de cinco anos, a Jovens Gênios já cuidou de mais de 180 mil alunos em todo o Brasil, impactando mais de 700 mil pessoas. Reconhecida e recomendada por mais de 500 escolas parceiras, a empresa tem demonstrado resultados surpreendentes: mais de 80% dos alunos engajados e um aumento de 17,8% na proficiência de aprendizagem em poucos meses.

O recurso digital de aprendizagem da GovTech é o terceiro maior da América Latina, com um algoritmo de aprendizagem entre os quatro maiores do mundo. O Ministério da Educação (MEC) já reconheceu a Jovens Gênios como a melhor ferramenta na diminuição da defasagem de aprendizagem durante a pandemia e no período pós-pandemia.

Caso de Sucesso: Domingos Mourão, Piauí

A Jovens Gênios tem um caso exemplar no município de Domingos Mourão, no Piauí. Localizada aproximadamente a 190 km da capital Teresina, a cidade possui cerca de quatro mil habitantes, com a extração da cera de carnaúba, a bovinocultura e a caprinocultura como principais fontes de renda.

Em 2022, a Jovens Gênios chegou a Domingos Mourão, um município que buscava tecnologia para levar uma trilha personalizada de aprendizado para seus alunos e recuperar rapidamente a defasagem gerada pela pandemia. Domingos Mourão conta com quatro escolas de anos finais, sendo uma em zona rural e de difícil acesso, totalizando 407 alunos impactados pela Jovens Gênios.

Em abril de 2022, a Jovens Gênios enviou uma equipe presencialmente para identificar os maiores desafios e fazer a diferença na vida das crianças. A gamificação se mostrou altamente atrativa para eles, oferecendo uma alternativa contra a evasão escolar. Foi observado que muitos alunos tinham contato muito básico com tecnologia, alguns nunca tinham utilizado um computador, e os professores careciam de conhecimentos em metodologias ativas e inovação. Além disso, havia falta de dispositivos para uso simultâneo.

O processo de implementação começou com a formação dos educadores na secretaria de educação. Para maximizar o uso dos dispositivos, a Jovens Gênios sugeriu uma rotatividade entre as turmas, sempre orientando como aproveitar ao máximo o momento de uso. O processo funcionou tão bem que Domingos Mourão decidiu continuar com a Jovens Gênios em 2023, tornando-se o primeiro município do Brasil a contratar um serviço tecnológico via Marco Legal.

Como resultado, a evasão escolar diminuiu em 1,08% em 12 meses de uso, com os alunos demonstrando um maior desejo de frequentar a escola. Sobre seu papel transformador na educação pública, a Bernard Caffé, CEO da Jovens Gênios, comenta:

“Ser uma GovTech num país onde 82% da educação básica está presente no setor público é um grande privilégio de conseguir de fato transformar, impactar vidas através de educação. E não tem como ser diferente com a polaridade e a heterogeneidade do nosso sistema educacional e dos nossos municípios e estados, a tecnologia ela vem para poder entender cada indivíduo e garantir um processo de aprendizagem eficiente, engajador e transformador.”

A história de Domingos Mourão é um exemplo claro de como a combinação de GovTech e educação pode transformar realidades, promovendo engajamento, melhorando a aprendizagem e reduzindo a evasão escolar. A Jovens Gênios continua a liderar essa revolução, mostrando que a tecnologia é uma aliada poderosa na busca por uma educação de qualidade para todos.


Para colaborar com as startups que desenvolvem tecnologias para a educação a se aproximarem cada vez mais das instituições de ensino, o Educador21 está formando um “Cadastro de Edtechs”. Se você deseja ver a sua empresa abordada pela Coluna Edtechs, ou gostaria de enviar um pitch para a playlist Pitch – Educador21, do Canal do Educador21 no YouTube, responda a este formulário. Faremos contato o quanto antes!

Compartilhe: