Skip to main content

Prêmio Educador Transformador tem categoria para reconhecer projetos pedagógicos de destaque no ensino superior

Nascido da união de duas premiações — Professor Transformador, promovido pelo Instituto Significare e Bett Brasil, e Educação Empreendedora, do Sebrae —, o Prêmio Educador Transformador objetiva ser mais abrangente e contemplar todos os níveis da Educação no Brasil.

A iniciativa de reconhecimento ganha, dessa maneira, uma categoria dedicada exclusivamente ao Ensino Superior. Professores com projetos de destaque na Educação Superior podem formalizar a participação no prêmio neste site

As inscrições permanecem abertas para a primeira edição. O prazo vai até 28 de fevereiro. Podem ser inscritos projetos que foram ou estão sendo implementados em escolas reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) no período entre 2021 e 2023.

Além de Educação Superior, são aceitos projetos nas seguintes categorias:

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental — Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental – Anos Finais
  • Ensino Médio Regular
  • Educação Profissional
  • Educação Superior
  • EJA (Educação de Jovens e Adultos)

Os projetos pré-selecionados para a final do Prêmio serão divulgados em abril de 2023, reconhecidos com selo e certificado, que podem ser adicionados ao currículo lattes do educador como prêmio e títulos e em caráter curricular.

Serão selecionados 70 educadores entre os finalistas. Todos terão direito a um pacote completo de participação no evento Bett Brasil 2023, incluindo: ingresso, passagem aérea, hospedagem, voucher alimentação e translado. Os finalistas também recebem certificados.

Os sete vencedores, um de cada categoria, receberão troféu, certificado, Missão Técnica Nacional e bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora – EAD (360 horas). Também serão disponibilizadas cinco bolsas integrais para as instituições dos vencedores. Os nomes serão revelados na Bett Brasil 2023, entre os dias 9 e 12 de maio, em São Paulo (SP).

Categoria de ensino superior do Prêmio Educador Transformador é a grande novidade

A expectativa é dar visibilidade a iniciativas como a do professor Marcelo Camponez, da Universidade de Vila Velha (ES), responsável pelo projeto “Inovaweek”, que em 2022 venceu o Prêmio Sebrae Educação Empreendedora.

O Inovaweek é uma semana de apresentações de projetos desenvolvidos por alunos dos mais de 50 cursos existentes na Universidade de Vila Velha. É o ponto alto de um trabalho que é realizado ao longo de todo o ano letivo e durante o qual todo o campus ‘respira’ inovação.

Em grupos, os alunos desenvolvem, no decorrer do primeiro semestre, a parte conceitual de seus projetos, executados no semestre seguinte depois de serem aprovados por uma banca avaliadora.

Mais de 400 projetos já chegaram a ser apresentados durante a Inovaweek. Para Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare — organizador do Prêmio Educador Transformador juntamente com a Bett Brasil e o Sebrae —, o novo formato deve estimular mais educadores do Ensino Superior a apresentarem suas iniciativas de educação transformadora.

“Um dos motivos que nos levou a somar forças na criação de uma premiação única foi justamente o de contemplar mais níveis, como a Educação Superior. Esperamos que esse objetivo se concretize e sejamos surpreendidos com a exposição de projetos que tem feito a diferença neste importante segmento”, disse Wellington.

Mais informações sobre a iniciativa, que conta com apoio do Educador21, podem ser acompanhadas aqui no nosso portal e diretamente no site da premiação.

Compartilhe: