Projeto AutismoS Presente, parceria entre parceria entre a Uniasselvi e a Onda-AutismoS, realiza uma série de atividades de sensibilização e conscientização sobre o espectro
Mais de 3.700 professores da educação básica de todo o Brasil já foram capacitados pelo Projeto AutimoS Presente, oferecido gratuitamente por meio de uma parceria entre a Uniasselvi e a Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda-AutismoS) – principal autoridade nacional no que diz respeito ao autismo. Há cinco anos, a ação capacita docentes e multiplicadores voluntários sobre sensibilização e conscientização referente ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os mais de mil polos de apoio presencial da Uniasselvi têm à disposição a iniciativa, que cria uma rede qualificada e compreensiva da realidade autista. O resultado são indivíduos devidamente preparados para prestarem apoio às necessidades das especificidades daqueles que estão dentro do espectro.
“A neurodiversidade deve ser aceita e não consertada. Falar em neurodiversidade não é suficiente; é preciso praticá-la, e isso é um dever de toda a sociedade, não apenas de políticas públicas e de instituições. Afinal, prédios e leis não incluem; pessoas incluem”, explicou o presidente da Onda-AutismoS, Fábio Cordeiro.
Além do maior programa de responsabilidade social da Uniasselvi dar voz às pessoas autistas, polos e entidades também são beneficiadas, já que o AustimoS Presente promove sinergias com Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e com Escolas Públicas e Privadas em todas as regiões do país. O projeto ainda conta com três grandes eventos anuais que incluem participações internacionais: Seminário Nacional AutismoS; o evento Orgulho Austista, que celebra o 18 de junho, Dia do Orgulho Autista; e o Simpósio Internacional Onda-AutismoS.
“A Uniasselvi não só promove a inclusão das pessoas autistas na Educação Básica por meio da realização de cursos de formação para professores, nós também temos alunos autistas matriculados nos mais diversos cursos oferecidos pela Instituição. E isto requer estudo e planejamento a fim de contemplar as ações necessárias para a efetivação da aprendizagem do acadêmico autista promovendo, desta forma, a inclusão pedagógica, atitudinal e física”, disse a reitora da Uniasselvi, Neuzi Schotten.
Embora o público-alvo seja a comunidade acadêmica da Uniasselvi, os eventos também são destinados a toda a comunidade externa, especialmente os profissionais da Educação Básica. Os eventos são abertos porque todas as iniciativas têm como base a crença firme que a inclusão se faz por intermédio da disseminação da informação, permitindo que todos tenham acesso às oportunidades de aprendizado e participação.
“A Uniasselvi compreende a responsabilidade que tem nas comunidades e por isso, contribui com a formação continuada de professores das redes pública e privada de todo o Brasil. O Projeto AutismoS Presente atende a uma crescente necessidade por atenção especializada, orientada e pautada na convivência inclusiva no ambiente escolar. Estar presente nesses locais e oferecer soluções, é nossa missão. O Polo é parte importante no processo de engajamento da rede de educação neste projeto. Estamos perto do brasileiro e somos corresponsáveis pelo desenvolvimento da melhoria da qualidade de vida do cidadão, pela inclusão, pela construção da autonomia e pela responsabilidade social”, explicou Márcia Souza, pró-reitora de Ensino da Uniasselvi.
Uniasselvi e Onda-AutismoS também compartilham conteúdos sobre o tema. A newsletter Radar AutismoS, foi lançada em outubro de 2023, envia materiais mensais gratuitos de qualidade, desenvolvidos pelas duas organizações.
Cronograma
6° Seminário Nacional AutismoS | TEA & Terapias aliadas à Inclusão Escolar
Quando: 3 de abril, às 14h30
Onde: Uniasselvi no YouTube
3° Orgulho Autista | + que um Transtorno
Quando: 1º de junho, às 9h
Onde: Uniasselvi no YouTube
5° Simpósio Internacional ONDA-AutismoS | O Autismo, a Vida no Espectro e o Futuro do Autismo
Quando: 6 de novembro, às 19h
Onde: Uniasselvi no YouTube